Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/palestras-sobre-literatura-poetica-serao-realizadas-quinzenalmente/
Acessado em: 30/11/2025 - 08h03

Palestras sobre literatura poética serão realizadas quinzenalmente

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A partir desta quinta-feira (dia 26), o Barracão Cultural da Secretaria da Cultura (Secult) sediará, quinzenalmente, palestras gratuitas sobre literatura poética ministradas por Gonçalves Viana e Nicanor Pereira, do Grupo Coesão Poética. Os encontros acontecerão sempre das 19h30 às 21h30, sendo abertos a pessoas com mais de doze anos. Serão oferecidas trinta vagas em cada edição.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Núcleo de Formação Cultural da Secult, em parceria com o Grupo Coesão Poética e a Associação Cultural Comunidade do Tambor, o projeto é organizado em forma de palestras de cunho pedagógico que apresentará a literatura poética do monte parnaso ao monte Fuji.

O Coesão Poética é um grupo de renomados poetas sorocabanos que, a partir de 2005, passou a reunir-se semanalmente, com a especial deferência do Depois Bar, na Rua Aparecida, apresentando ao público as suas criações. Tal foi o sucesso que, logo após, decidiram agendar reuniões semanais na Clínica Expressão, da psicóloga e poetisa Tânia Orsi e suas associadas. Embora ainda sem denominação, e com o objetivo de trocarem ideias para o lançamento de uma coletânea, tiveram sua primeira reunião em junho daquele ano. Desde então, eles se apresentam em saraus, sempre destacando a importância da literatura no seu viés lúdico-intelectual como forma de expressão espontânea.

Já com a denominação de Grupo Coesão Poética de Sorocaba, eles realizam saraus mensais enfatizando as biografias e obras de importantes escritores e poetas nacionais, mesclados às suas próprias criações e com a participação do público presente. Entre os diversos nomes em destaque, citam-se Adélia Prado, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Catulo da Paixão Cearense e outros.

O Barracão Cultural está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária. Mais informações pelo telefone (15) 3212.7280.