Palestras encerram Empreende Sorocaba 2015

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Com uma palestra sobre a Smyowl, uma startup sorocabana de sucesso, e a premiação do Desafio Empreende, a Prefeitura de Sorocaba encerrou na tarde desta quarta-feira (18), a segunda edição do “Empreende Sorocaba”. O evento estava acontecendo no Parque Tecnológico da cidade desde o dia 6 de novembro, período em que movimentou mais de sete mil pessoas.

Em sua palestra, Mauricio Alegretti fez um breve resumo da Smyowl, uma Startup sorocabana nascida em janeiro de 2012 e que contou com apoio do PTS. A startup desenvolve produtos multiplataformas nas áreas de games e aplicativos, sendo que o último jogo desenvolvido pelos sorocabanos, e lançado em outubro último, é o Neymar Jr. Quest, elaborado em parceria com o cartunista Maurício de Sousa e a empresa Neymar Jr. É um game que testa as habilidades dos jogadores combinando match-3 quebra-cabeças de aventura.

Alegretti destacou a importância do apoio do Parque Tecnológico e da Incubadora para as Startups. “A gente tem essa parceria forte com o Parque Tecnológico de Sorocaba, com a Incubadora, porque ela cria muitas oportunidades. O grande desafio das startups, principalmente no início, é demonstrar sua capacidade, já que ela ainda está criando um portfólio, começando as primeiras entregas. Quando você tem uma chancela e um apoio, seja na área administrativa ou tecnológica, como tivemos desde o início, isso acaba sendo crucial para o sucesso”, pontuou.

Já o diretor de Inovação da Agência Inova Sorocaba, Rodrigo Mendes, classificou o Empreende Sorocaba como dos mais positivos, tendo registrado a participação de mais de sete mil pessoas em todos as ações e atividades realizadas. “O mais importante é que tivemos pelo menos cinco mil estudantes universitários aqui, que participaram de atividades, do Desafio Empreendedor. A inovação é o futuro e estes estudantes certamente encontraram aqui a inspiração para que se tornem inovadores, empreendedores no futuro”, afirmou.

Desafio

O Desafio Empreende Sorocaba, que contou com a participação de seis universidades e faculdades do município, também apresentou seus vencedores. A Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) foi a campeã, com 70% de participação dos alunos. Na segunda posição, com pouco mais de 60% de participação dos alunos, ficou a Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec). Já a Universidade Paulista (Unip), ficou na terceira colocação com 30% de participação dos alunos. A Faculdade Ipanema ficou em quarto lugar, também com 30% dos alunos, mas obteve pontuação um pouco menos que a terceira colocada no quesito relevância das atividades realizadas.

Os três primeiros colocados receberam um troféu que representa o empreendedor visionário.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba por meio do Parque Tecnológico (PTS), o Empreende Sorocaba contou com apoio da Agência de Inovação (Inova Sorocaba), Associação Comercial de Sorocaba, Hubiz, Núcleo de Jovens Empreendedores (Ciesp Sorocaba) e Sebrae-SP (regional Sorocaba). Conta ainda com patrocínio de Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Facens), Smyowl, Confiatta Sistemas e Tecnologia, Pyme DNA Financeiro, Primeiro Café e Brasil Kirin.

Tags:,