Palestras e homenagens marcaram o Dia Municipal da Defesa Civil

Por: Bia Negrão

Aproximadamente 100 pessoas participaram na manhã desta quarta-feira (19) da cerimônia em homenagem ao Dia Municipal da Defesa Civil, que foi realizada no Paço Municipal. O Dia Municipal da Defesa Civil foi oficializado pela Lei Municipal 9.809, de 16 de novembro de 2011.

 

A Secretaria de Segurança e Defesa Civil destacou a importância de todos que integram a equipe da Defesa Civil de Sorocaba. São agentes e voluntários, que se doam de forma integral no trabalho forte e atuante da Defesa Civil.

 

Vinte cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estiveram representadas no evento. A Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas, ressaltou a importância de integrar as equipes da Defesa Civil de toda RMS.

 

O coordenador adjunto da Defesa Civil de Sorocaba, Davi Dutra, apresentou o relatório das ações desenvolvidas no período de junho de 2016 a junho de 2017. Foram realizados 2294 atendimentos, sendo: 165 vistorias preventivas em áreas de risco, 504 ocorrências com árvores (vistorias, avaliações técnicas e quedas), 356 averiguações (solicitações que chegam e foram analisadas e vistoriadas, em alguns casos são realizados orientações e encaminhamentos aos setores responsáveis), 183 colapsos estruturais, 64 ocorrências com muros, 256 inundações entre outras ações.

 

Os presentes participaram das palestras, “Defesa Civil – Ações e Desafios” ministrada pelo engenheiro da Prefeitura de Sorocaba, Mario Sérgio Killian, e “Gestão de Riscos em Municípios” que foi apresentado por Eduardo Soares de Macedo, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP. “A Defesa Civil é um conjunto de medidas e ações. Não é um órgão apenas, o órgão em si existe. Mas a Defesa Civil somos todos nós! Que agimos de forma a evitar e minimizar as vulnerabilidades, com resiliência e capacidade de enfrentamento”; explicou Killian. O geólogo Eduardo Soares de Macedo esclareceu a importância da Gestão Integral de Risco, com o objetivo de promover ações que identifiquem e reduzam os riscos existentes. “Eu quero que a cidade funcione bem, sem riscos. Para isso o mapa de riscos auxilia, porém devemos agir nos riscos e não só no desastre. É impedir que o desastre aconteça. Essa é nossa função!”, ressaltou Macedo.

 

Quatro colaboradores da Defesa Civil, foram homenageados por se destacarem na atuação durante as ações desenvolvidas neste primeiro semestre de 2017, são eles, José Humberto Barbosa; Tiago Almeida do Nascimento; Karina Leonetti Lopes e Eresina Ribeiro Seabre.

 

 

Tags:,