Palestra para os profissionais das Creches Conveniadas
Na última sexta-feira (6), as educadoras das creches conveniadas estiveram reunidas no salão de vidro do Paço Municipal para participar da palestra “A educação nos primeiros anos de vida: a Formação em contexto”, com a profa. Dra. Vera Melis, em mais uma ação promovida pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).
A proposta foi proporcionar às educadoras um momento de reflexão e diálogo sobre a valorização dos profissionais que atuam com a primeira infância, bem como sobre a organização do espaço, tempo e relações no cotidiano das creches.
Atuando com assessoria pedagógica às creches conveniadas desde 2013, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, falou da importância deste momento. “As creches conveniadas desempenham um papel fundamental na cidade, garantindo às crianças o direito a um espaço educativo desde os primeiros anos de vida. Acho fundamental proporcionar momentos de formação e reflexão sobre o trabalho diário com as crianças.”
Segundo a Palestrante, se desejarmos formar adultos criativos, críticos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos é o enriquecimento do cotidiano infantil. “O imaginário só se desenvolve quando se dispõe de experiências diversificadas e ambientes enriquecedores. As crianças possuem modos próprios de compreender e interagir com o mundo, um ambiente onde a infância possa ser vivida em toda a sua plenitude. A criança descobre, cria e se expressa por meio de múltiplas linguagens e brincadeiras, construindo conceitos e conhecimentos, exercendo o direito de brincar”, afirmou Vera Melis.
A profa. Maria Inês também falou sobre a necessidade de formação continuada aos profissionais das creches. “Falar de profissionais qualificados implica não só na formação mínima exigida, mas também da formação continuada, na qual a partir da prática os profissionais adquirem conhecimento sobre os saberes infantis.”
Tags:Creches, Creches, Educação, Educação, Fundo Social, Fundo Social
