Palestra encerra a campanha de combate à violência contra a mulher

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A Prefeitura de Sorocaba realiza nesta quarta-feira (2), às 14h, uma palestra gratuita no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Zona Leste, encerrando a Campanha “Basta! Diga não à violência contra as mulheres”. A iniciativa celebra o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher (25 de novembro) e visa mobilizar a população para o enfrentamento da violência contras as mulheres e disseminar informações buscando soluções para esta situação.

Realizada pela Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a ação também visa mostrar que todos são responsáveis, cada um com o seu papel, na busca de soluções para mudar a realidade de mulheres agredidas física, psicológica e moralmente.

No bate-papo, Paula Andreia Vial Silva, da Coordenadoria da Mulher, vai falar sobre o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, sobre a Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/06), o ciclo da violência e o problema da existência do machismo na sociedade e da importância da reflexão de algumas atitudes das famílias no próprio lar.

Paula Andreia também vai falar sobre como funciona o Centro de Referência da Mulher (Cerem) e todo o trabalho realizado pela rede de serviços existente na cidade, que hoje conta com equipamentos como o Cerem, o Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a Campanha Patrulha da Paz, a Delegacia da Mulher, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), as Unidades Básicas de Saúde, o Ônibus da Mulher, a Defensoria Pública, a Casa Abrigo “Valquíria Rocha”, o Centro Especializado de Reabilitação do Autor em Violência Doméstica (Cerav) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

O Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, para homenagear três irmãs ativistas políticas latino-americanas (Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal) que foram assassinadas em 1961 pela ditadura de Leonidas Trujillo (1930-1961), na República Dominicana.

Toda esta ação também atende à lei municipal nº 11.059, de 25/02/2015, de autoria da vereadora Neusa Maldonado, que dispõe sobre a inclusão no calendário oficial municipal o Mês do Ativismo pela Não Violência Contra a Mulher, a ser comemorado anualmente no mês de novembro.

Serviço:

CREAS Zona Leste

Rua Treze de Maio, 95 – Centro

Tags:,