Palestra do artista plástico Eduardo Kobra é destaque no Programa Sorocaba Criativa
Por: Secom/PTS
Mais de 1,3 mil pessoas acompanharam a palestra sobre Economia Criativa, ministrada pelo artista plástico Eduardo Kobra, na noite desta quinta-feira (2), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Entre os presentes que lotaram o auditório, corredores e até mesmo a área externa do Parque – onde foi preciso instalar um telão – estavam estudantes, professores e empreendedores dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
Eduardo Kobra, um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, inclusive no exterior, empolgou a todos, sobretudo com a simplicidade ao falar. Em palestra que durou pouco mais de uma hora e que deu sequência ao Programa Sorocaba Criativa, contou que a mãe é de Sorocaba, lembrou do primeiro emprego remunerado no extinto parque de diversões Playcenter, em São Paulo, e explicou o modo como age e pensa.
O artista plástico, que começou a carreira como grafiteiro na periferia da Capital nos anos 1990, e que hoje tem mais de 500 obras espalhadas pelo Brasil e em outros 17 países, revelou que a base do seu trabalho é o sonho. “Tudo começa com um sonho”, afirmou.
Ainda segundo ele, no caminho da arte ou você faz o que as pessoas falam ou o que sente desejo. Criterioso e exigente consigo, comentou que pesquisar outros artistas para encontrar referências é essencial para fazer bem aquilo que se propõe. “Todo o trabalho tem um desafio, mas tem uma recompensa também”, acrescentou.
Antes da palestra, Eduardo Kobra recebeu cerca de 30 grafiteiros e designers em geral para um bate-papo. Ao lado do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, tirou dúvidas dos presentes, contou como começou na carreira, falou das características do trabalho e sobre as pinturas que faz no mundo todo.
Apenas o primeiro eixo
Na abertura da palestra, o presidente do PTS, Roberto Freitas explicou que a presença de Eduardo Kobra em Sorocaba foi apenas o primeiro eixo de um projeto que visa desenvolver a economia criativa no município. “A vinda de Kobra ao Parque Tecnológico, com certeza colaborou com a nossa estratégia, que é a de oferecer as melhores oportunidades para nossa população”, pontuou.
Ainda conforme Freitas, o Programa Sorocaba Criativa tem como objetivo desenvolver ações para fomentar a economia criativa. Por isso, foi criado um comitê gestor, do qual fazem parte produtores culturais, universidades, Sebrae e secretarias municipais, cuja missão é trabalhar iniciativas para o setor. No fim, comemorou o sucesso do evento. “Ver o Parque Tecnológico com sua lotação máxima na noite desta quinta-feira, mostra que o nosso trabalho está no caminho certo.”
Mais sobre o palestrante
O primeiro mural de Eduardo Kobra fora do Brasil foi pintado em 2011, em Lyon, França. Desde então, já levou a sua arte para países como Espanha, Itália, Noruega, Inglaterra, Índia e Japão. No fim do ano passado, realizou nos Estados Unidos o projeto “Cores pela Liberdade”, uma série de 19 murais, sendo 12 em Manhattan.
Uma de suas obras está pertinho de Sorocaba – ocupa um paredão de 5.742 metros quadrados às margens da Rodovia Castello Branco, na chegada a São Paulo – e é uma homenagem ao chocolate.
Voltar aos Estados Unidos, produzir uma série na Europa e pintar em Israel são os próximos desafios de Eduardo Kobra. “O mundo é a nossa maior fonte de pesquisa”, concluiu o artista plástico.
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Desenvolvimento Econômico, PTS
