Palestra da Sepod marca o Dia Mundial sem Tabaco
Por: Secretaria de Comunicação e Eventos - Secom
O 31 de maio foi marcado pelo Dia Mundial sem Tabaco, data lembrada em todo o mundo com a proposta de conscientizar os fumantes sobre os riscos do cigarro. Para celebrar a data, a Secretaria de Política sobre Drogas (Sepod), da Prefeitura de Sorocaba, promoveu nesta sexta-feira (31), no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (Jornal Cruzeiro do Sul), uma palestra do professor da Faculdade de Medicina da PUC de Sorocaba, o pneumologista José Rosalvo dos Santos Maia. A palestra foi direcionada a grupos específicos que foram convidados pelo titular da Sepod, José Humberto Urban Filho.
De acordo com Urban, “esses grupos foram convidados para que sejam multiplicadores dessas informações que receberam durante a palestra. Nós precisamos divulgar essas ações para disseminarmos o quanto é importante que as pessoas – cada vez mais -, se conscientizem sobre os riscos do cigarro”, explicou o secretário.
Ainda segundo Urban Filho, o trabalho está focado na prevenção. “A nossa secretaria trabalha, principalmente, com ações que . Então, quanto mais pudermos passar essas informações a grupos distintos da sociedade, teremos um melhor resultado”, destacou.
Durante palestra proferida pelo médico, José Rosalvo, várias questões foram apresentadas para quem tem a intenção de deixar de fumar. “Depois de quinze anos que a pessoa deixou de fumar, ele tem uma probabilidade de 50% de regressão se falarmos nos casos de câncer de pulmão. É preciso que digamos que 95% dos casos desse tipo de câncer são causados por tabagismo”, diz.
Rosalvo Maia explicou ainda que um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Câncer, mostrou que as restrições ao tabaco no Brasil de 2000 a 2016, salvaram a vida de 15 mil crianças por elas não terem contato com o cigarro em uma condição passiva.
“Dados de outra pesquisa mostrou que de 1989 para os dias atuais, a redução no número de fumantes foi de 34% para 10%. O Brasil é o único país do mundo que tem mais ex-fumantes que fumantes, então essa propaganda negativa a respeito do cigarro foi extremamente útil, restrição em ambientes de trabalho, em restaurantes, a propaganda nos maços de cigarro, conscientização, isso tudo acabou contribuindo para reduzir de forma muito significativa”.
O médico pneumologista diz ainda que “para deixar de fumar, o ideal é procurar grupos de terapia de psicologia comportamental junto a medicamentos com prescrição médica. Quando uma pessoa que fuma diz, ‘eu vou parar de fumar sozinho, sem nenhuma ajuda’, apenas 3% dessas realmente conseguem, e só consideramos que essa pessoa está sem fumar quando se concluem pelo menos um ano.”
Serviço é oferecido pela rede de saúde municipal
A Secretária da Saúde (SES), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oferece tratamento para os interessados em parar de fumar. O Grupo de Tabaco faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) que tem o intuito de reduzir o número de fumantes no Brasil e, consequentemente, a mortalidade e doenças associadas ao uso do cigarro. O assunto foi apresentado pela farmacêutica da rede municipal de saúde de Sorocaba, Camila Frati, que participou da palestra sobre o Dia Mundial contra o Tabaco.
O Grupo de Tabaco é realizado nas UBSs pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) que se mobilizam para captar e orientar os usuários que desejam parar de fumar. As pessoas que fazem parte do grupo contam com acompanhamento de psicólogo, nutricionista, farmacêutico, educador físico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
A duração do tratamento é de um ano e além da medicação, a unidade pode incluir rodas de conversa, palestras, dinâmicas, práticas integrativas como auriculoterapia e relaxamento. Nos encontros também são disponibilizados folders educativos, que abordam temas voltados aos malefícios que o cigarro traz além das abordagens motivacionais.
Para ter acesso ao Grupo de Tabaco o interessado deve ir a uma das UBSs credenciadas para verificar a disponibilidade de vagas.
Unidades que oferecem o Grupo de Tabaco:
UBS Ulisses
UBS Cajuru
UBS Haro
UBS Barão
UBS Nova Sorocaba
UBS Nova Esperança
Caps Roda Viva
Muito Mais Por Sorocaba!
Fotos: Felipe Pinheiro
Tags:CAPS Álcool e Drogas, Sepod, tabaco
