As orientações visam esclarecer sobre a elaboração de projetos e informar sobre novos procedimentos
Com o propósito de sanar dúvidas dos proponentes e apresentar as modificações no edital da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba neste ano (Linc/2017), a secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) realiza, na próxima segunda-feira (26), uma palestra aberta aos interessados. O evento acontece a partir das 18h30, no Barracão Cultural (av. Dr. Afonso Vergueiro, 310, Centro).
A palestra será ministrada pelo chefe de Seção de Gestão de Próprios e membro da Comissão de Instrução, Análise e Fiscalização de Projetos Culturais (CIAF), André Mascarenhas, que pontuará alguns assuntos mais pertinentes tanto para aqueles que irão participar pela primeira vez do processo, quanto para os mais experientes. A ideia é focar nos tópicos que mais geram dúvidas aos proponentes, como documentação, exemplifica.
A palestra será dividida por tópicos: Novos procedimentos; documentação obrigatória; verba e elaboração de projeto. Finalizado cada um dos temas os participantes já podem fazer questionamentos.
De acordo com Mascarenhas a dúvida, na maioria das vezes, é referente à documentação, por isso a importância da palestra neste momento, para esclarecer pontos que, muitas vezes, acabam indeferindo projetos que tinham possibilidade de ser habilitados.
A orientação de Mascarenhas é para que os proponentes leiam, com atenção, o edital para elaborar perguntas caso haja dúvidas.
Vale lembrar que também há o Tira Dúvidas online até o dia 07 de julho, via e-mail: linc@sorocaba.sp.gov.br[1], e o Tira Dúvidas presencial também até o dia 07 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, na sede da Secultur, que fica na Rua Souza Pereira, 448, Centro. Para o atendimento é indispensável o agendamento de horário pelo e-mail: linc@sorocaba.sp.gov.br[1] ou telefone: (15)3212-7280 ou 15 – 3212-7281.
Processo
Os proponentes podem se inscrever até o dia 14 de julho para concorrer à verba destinada a projetos culturais nas áreas de: Artes Cênicas; Artes Visuais; Cinema e Vídeo; Letras; Música; Formação Cultural; Patrimônio Histórico e Cultural e Festivais Artísticos e Culturais. O edital pode ser acessado no endereço: http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/linc/wp-content/uploads/sites/38/2017/06/edital-de-projetos-10-2017-1.pdf[2] . Do montante anunciado, 10% serão destinados às questões administrativas (R$ 80.480,00), RS% 144.864,00 para os Primeiros Projetos e R$ 579.456,00 para a área de Projetos Experientes.
Neste ano o processo também conta com novidades. Uma delas é que o projeto inscrito e habilitado para a fase de avaliação técnica continuará sendo avaliado por dois peritos avaliadores, no entanto cada um dará seu parecer e sua nota e a equipe da Secultur tirará a média que será a nota final do projeto. Esse método visa que cada proponente receba mais críticas construtivas, avaliações e sugestões, tornando o processo mais didático ao proponente.
Outra novidade no processo é que a fase de avaliação documental passa a ser determinante para a continuidade ou não da avaliação do projeto inscrito. Ou seja, se não constar, na inscrição toda a documentação solicitada, o projeto nem passará por avaliação e já será indeferido.