A Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, promoveu no Grupo de Apoio à Diversidade Sexual (Gads) na última terça-feira (8), no Palácio da Cidadania, o Sarau “Celebrando Vidas Trans”. O evento teve o objetivo de contribuir e fortalecer a Visibilidade Trans, comemorada no dia 29 de janeiro.
O encontro contou com leituras de textos, poesias, relatos históricos e apresentações musicais que contemplaram grandes sucessos de artistas LGBTs da MPB (Música Popular Brasileira).
O evento teve a presença de membros do Conselho Municipal dos Direitos LGBT (CMDLGBT), Associação Transgênero de Sorocaba (ATS) e participantes do Gads, sendo mediado pelo professor de Filosofia e Mestre em Comunicação e Cultura, Antônio Paulo Silva, membro do CMDLGBT e representante da Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec).
O Dia da Visibilidade Trans marca uma das primeiras iniciativas públicas contra a transfobia no Brasil, por meio da campanha “Travesti e Respeito: já está na hora dos dois serem vistos juntos”, lançada em 2004 pelo Ministério da Saúde.
O Gads, junto ao Grupo de Apoio a Pais de LGBTs de Sorocaba (GPH), promove encontros de ajuda mútua todas as terceiras terças-feiras de cada mês, das 19h às 21h, no Palácio da Cidadania, localizado na avenida Afonso Vergueiro, 1238, no Centro.
Muito mais por Sorocaba!