Palacete Scarpa será restaurado

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Imóvel inaugurado em 1922 terá sua arquitetura original totalmente preservada. Obra será executada após Sorocaba ter projeto contemplado pelo Ministério do Turismo

Em breve, o Palacete Scarpa – um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade e um dos cartões-postais de Sorocaba – receberá obra de restauro arquitetônico. A intervenção na atual sede da Secretaria da Cultura (Secult) prevê a restauração das fachadas principal, lateral e de fundo do prédio; a recuperação do forro do térreo e do segundo andar; do telhado e da rampa de acessibilidade. O valor da obra é de R$ 499.778,51.

“Estamos muito felizes, pois a restauração do Palacete é um anseio de todos nós. A preservação arquitetônica de um monumento cultural como este é muito importante, pois significa manter viva a memória da nossa cidade e do nosso povo. Sorocaba só tem a ganhar culturalmente com a conservação deste imóvel, principalmente pelo sentimento de pertencimento que traz à população”, destaca a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes.

A obra no prédio histórico será possível graças a uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, que concorreu a um edital da Caixa Econômica Federal (CEF) e foi contemplada em 2013, por meio do Ministério do Turismo. Além do Palacete, também estão contemplados projetos para o Museu Histórico Sorocabano (MHS), Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), Casarão de Brigadeiro Tobias e a Casa do Turista, que totalizam cerca de R$ 800 mil e estão em fase de elaboração de projeto.

De acordo com a Secretaria da Cultura, a obra terá início assim que for emitida a ordem de serviço pela Prefeitura de Sorocaba, que ocorrerá após a finalização do processo licitatório (CPL 268/2016), quando então será conhecida a empresa especializada vencedora. A abertura de habilitação está agendada para ocorrer no dia 10 de junho. Após o início das obras, o prazo estipulado para a entrega é de aproximadamente 180 dias.

Enquanto estiver em processo de restauração, a Secretaria da Cultura deixará temporariamente o Palacete Scarpa. O novo espaço a ser ocupado pela equipe está sendo estudado. Já as exposições contempladas no edital de ocupação da Galeria Scarpa, que forem ocorrer neste período, serão transferidas ao Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), no Chalé Francês.

A contrapartida do Município

Como contrapartida do edital, a Secretaria de Cultura realizou um processo licitatório (CPL 962/2013) para contratar empresa especializada em projetos de restauro. Após ser reaberta duas vezes, por não ter empresa interessada no serviço, a Forlight Projetos de Iluminação & Arquitetura ganhou a licitação e elaborou o projeto.

Assim que os projetos foram finalizados, e por se tratar de um imóvel tombado, o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico de Sorocaba (CMDP) fez reuniões para análise e deliberação. Como resultado, o Conselho emitiu a Resolução nº 354/2015, aprovando o projeto proposto.

Logo em seguida, a Caixa Econômica Federal realizou visitas técnicas ao Palacete Scarpa, bem como avaliou toda a documentação encaminhada pela Prefeitura de Sorocaba, aprovando e liberando que a licitação para a obra de restauro fosse iniciada.

Sobre o Palacete Scarpa

Localizado no Centro de Sorocaba, na Rua Souza Pereira, o Palacete Scarpa começou a ser construído em 1921, em estilo neoclássico com linhas greco-romanas, e foi inaugurado em 1922.

Considerado uma das mais importantes construções históricas da cidade, por apresentar uma arquitetura imponente e por fazer parte do desenvolvimento econômico da cidade, o prédio foi tombado como patrimônio histórico em 2013, com o decreto municipal nº 20.884/2013. O Palacete Scarpa foi residência, banco, hotel e depois se tornou repartição pública.

Tags:,