Palacete Scarpa será destaque em iniciativa de educação patrimonial
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
O Palacete Scarpa – um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade e um dos cartões-postais de Sorocaba – será o foco de uma iniciativa de educação patrimonial que ocorrerá na próxima semana no município. A ação contará com vivências voltadas a alunos da rede pública e um workshop destinado a gestores públicos, lideranças, educadores, estudantes, membros de associações e sindicatos, entre outras pessoas interessadas.
Intitulado Projeto “Conhecer Para Cuidar – Patrimônios do Brasil”, a iniciativa inovadora é realizada pela Asas Empreendimentos Culturais, contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), e visa despertar na sociedade o senso de preservação da memória histórica do Brasil. Em Sorocaba, a ação tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Os patrimônios, escolhidos pelos patrocinadores e apoiadores da iniciativa, em conjunto com a coordenação da Asas, são estudados pela equipe de arquitetos do projeto a partir das informações obtidas dos órgãos responsáveis, proprietários ou em catálogos, escritórios de arquitetura, centros históricos, etc. Desenhos, plantas e croquis são pesquisados, além de verificação in loco, para se manter fidelidade em relação à edificação original.
Entre os locais que já receberam o projeto estão: o Museu da Imigração (São Paulo/SP), Teatro do Engenho (Piracicaba/SP), Maracanã (Rio de Janeiro/RJ), Fazenda do Engenho Novo (São Gonçalo/RJ), Centro Ferroviário Guilherme Nogueira (Rio das Ostras/RJ), Igrejinha da Pampulha (Belo Horizonte/MG), entre outros.
O “Conhecer Para Cuidar” tem patrocínio da LafargeHolcim e da Viação Gontijo. São parceiros da iniciativa a entidade que faz a gestão do Museu da Imigração, o Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (Inci). No estado de são paulo, a iniciativa conta a contribuição efetiva do conselho de defesa do patrimônio histórico, arqueológico, artístico e turístico do estado de são paulo (Condephaat) e da unidade de preservação do patrimônio histórico (UPPH), e apoio oficial da unidade de preservação do patrimônio museológico (UPPM).
Programação
A edição do projeto disponibilizará um kit paper toy para cada participante montar a sua maquete do Palacete Scarpa com a família. Antes disso e durante as vivências do projeto, os participantes distribuídos em mesas de até 10 pessoas montam uma maquete em grupo e com a ajuda de monitores. Esse é um dos momentos de entrega do projeto à comunidade. Cada mesa contará ainda com um personagem digital que coordenará um divertido e instrutivo quiz game. Mais um momento em que crianças, jovens e adultos terão acesso às informações sobre o Palacete, sua história e importância no contexto municipal, estadual e do país.
As oito vivências “Conhecer Para Cuidar” ocorrerão nos dias 1º, 2 e 3 de junho, pela manhã e à tarde, numa estrutura montada em frente à Estação Ferroviária. Alunos de 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas de Sorocaba, previamente inscritos, montarão uma maquete do Palacete Scarpa a partir do paper toy distribuído gratuitamente, com a orientação de monitores treinados. Cada vivência terá duração de 90 minutos e vagas para 36 participantes
No dia 2 de junho, das 19h30 às 21h, será realizado o workshop gratuito de Educação Patrimonial no Barracão Cultural. Ministrado por especialistas, os participantes conhecerão informações e cases sobre educação patrimonial e informações técnicas, arquitetônicas e históricas do patrimônio escolhido. São oferecidas 80 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail diego@asasproducoes.com.br ou pelo telefone (31) 98415-8768.
Sobre o Palacete Scarpa
Localizado no Centro de Sorocaba, na Rua Souza Pereira, o Palacete Scarpa começou a ser construído em 1921, em estilo neoclássico com linhas greco-romanas. O prédio foi tombado como patrimônio histórico em 2013, com o decreto municipal nº 20.884/2013. O Palacete Scarpa foi residência, banco, hotel e depois se tornou repartição pública. Atualmente é a sede da Secretaria da Cultura.
Tags:Cultura, Palacete Scarpa
