Palacete Scarpa abriga Arquivo Histórico e a Fonoteca de Sorocaba
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
A população pode consultar gratuitamente todo este rico material
Além de obter informações principalmente sobre cursos, oficinas e toda a programação oferecida gratuitamente pela Secretaria da Cultura (Secult), a população pode ter acesso gratuito a dois importantes acervos disponíveis para consulta, no 2º andar do Palacete Scarpa, atual sede da Secretaria da Cultura: o arquivo de documentos históricos e a Fonoteca Pública de Sorocaba.
O arquivo histórico reúne muitas curiosidades do município, com documentos que vão de atas da Câmara Municipal – que na época era como se fosse a Prefeitura de Sorocaba (antiga Prefeitura até 1942) – recortes de jornais antigos, até livros de registros dos Cemitérios da Saudade e da Consolação. Muitas pessoas procuram o serviço para TCCs, pesquisas e até curiosos que ficam conhecendo um pouco mais da história de Sorocaba.
De acordo com Claudia Tavares Ribeiro, chefe de Seção de Próprios Culturais da Secretaria da Cultura, os livros dos Cemitérios da Saudade e da Consolação são os mais procurados no Arquivo Histórico, seja para tirar cidadania de um país, para conseguir uma herança, para regularizar documentação da família, para fazer a árvore genealógica e até mesmo para refazer a inscrição da lápide e colocar todas as informações a respeito do familiar.
Todo o material faz parte do acervo do Centro Cultural “Antônio Francisco Gaspar”, criado em 1995, e que funcionava no Museu Histórico Sorocabano (MHS). E, para acondicionar os documentos de forma adequada, oferecendo aos pesquisadores um espaço mais apropriado, em local de mais fácil acesso, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, transferiu o acervo para o Palacete Scarpa, em 2013.
As pessoas interessadas em ter acesso ao Arquivo Histórico de Sorocaba podem fazer o agendamento pelos telefones (15) 3211.2911 e 3211.2902. Para ter acesso aos livros dos cemitérios não precisa fazer agendamento, basta comparecer no Palacete Scarpa de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Na Fonoteca
Já a Fonoteca de Sorocaba reúne um rico acervo, com milhares de peças – entre discos, CDs, partituras, livros, programas de concertos, manuscritos e revistas. A população pode ouvir e conferir todo esse material gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h.
No espaço os sorocabanos têm acesso a aproximadamente 27 mil discos, entre compactos, discos de 78 RPM e LPs. No acervo é possível encontrar vinis que vão de Beethoven, Chopin, Tchaikovisky, passam por Elvis Presley, Santana, Zizi Possi, Os Sensacionais, Carmen Cavallaro, Dolores Duran, Maysa, Carmen Miranda, Andy William, Pixinguinha, Wilson Batista, Altamiro Carrilho, chegando a nomes mais atuais com o Roberto Carlos, Paulinho da Viola, Ney Matogrosso, Gal Costa e tantos outros artistas nacionais e internacionais.
No local, as pessoas também podem encontrar 11.487 partituras diversas, inclusive exemplares manuscritos, partituras francesas e alemãs de antes da 2ª Guerra Mundial. A Fonoteca ainda possui livros interessantes sobre música, como “Carmen Miranda”, de Abel Cardoso Junior.
O Palacete Scarpa está localizado na Rua Souza Pereira, 448, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3211.2911.
Tags:Cultura, Fonoteca, Palacete Scarpa
