Pais e alunos fazem plantio no entorno do CEI-97
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Cerca de 170 crianças, entre 4 meses e 3 anos de idade, matriculadas no Centro de Educação Infantil “Maria Dorelli de Magalhães” (CEI-97), no Piazza Di Roma, participaram nesta terça-feira (dia 8), acompanhadas dos seus pais, de uma “Festa da Família”. O evento foi organizado pela própria escola como parte do encerramento do ano letivo. Dentro das atividades, eles participaram de um plantio de 30 árvores nativas em todo o entorno da escola.
Além do plantio, a criançada participou de oficinas de pintura corporal e de arborização e ainda puderam conferir o conto “Juca e a árvore”, de autoria da servidora da Sema, Carolina Barisson, que aborda a relação de um menino com uma árvore. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as ações ambientais tiveram como objetivo abordar a importância da arborização urbana.
Durante a Festa da Família, o público ainda pode conferir apresentações dos próprios alunos, participaram de oficinas de massagem e de pintura e, ao final, realizaram um piquenique comunitário. “Este é um momento muito importante para toda a comunidade escolar, onde mostramos tudo o que foi feito ao longo do ano e confraternizamos”, destaca Claudia Maria de Oliveira Neves, diretora do CEI-97.
A técnica de enfermagem Michele Pessotti e o operador de máquina João Ferreira participaram da Festa da Família com o filho Miguel, de 2 anos de idade, e ajudaram no plantio de uma quaresmeira em frente à escola. Eles moram numa rua bastante arborizada do bairro Piazza Di Roma e reconhecem a importância de se ter árvores espalhadas pela cidade. “A minha rua inteira fica toda amarela na época de floração dos ipês, é lindo de ver. Gosto muito de árvores e aqui na escola estava precisando de mais mesmo, até para nos dar sombra”, afirmou.
Ações no bairro em 2016
O plantio e as outras atividades de Educação Ambiental realizadas no CEI-97 foi o início de uma série de ações socioambientais que ocorrerão no Piazza Di Roma no primeiro semestre de 2016, por meio do Programa de Manejo de Arborização Urbana da Secretaria do Meio Ambiente, realizado em parceria com a Associação dos Moradores do Piazza Di Roma.
A ideia é promover a arborização das avenidas e ruas do bairro com o objetivo de sensibilizar a população para que participe diretamente dos plantios e, assim, da melhoria da qualidade de vida na comunidade. Entre outros, os benefícios da arborização são a regulação do microclima da região, a melhoria da qualidade do ar e combate à poluição sonora.
De acordo com Rodrigo Miranda, chefe da Seção de Interações Socioambiental e Projetos Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente, a ideia é arborizar avenidas, ruas e canteiros centrais do bairro Piazza Di Roma. “Vamos conversar com os moradores e saber se eles querem o plantio de uma árvore em frente as suas casas. Vamos fazer a abertura do berço e levar uma muda de árvore de espécie nativa adequada para o plantio em calçadas. Claro, sempre avaliando as condições do local, como por exemplo, não ser próximo de bueiro ou em calçadas estreitas”, explica.
