Pacientes e familiares fazem festa julina em Caps

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

A sexta-feira (21) teve música, dança e comidas típicas na festa julina promovida no Centro de Atenção Psicossocial (Caps – AD) Saca Só, na Vila Angélica. O evento foi organizado pela coordenação e produzido com a participação ativa de funcionários, pacientes e familiares que contribuíram com a decoração, o cardápio e a alegria. “Fazemos essa festa todos os anos, mas sempre ela fica maior e mais animada, os pacientes mais antigos ajudam a motivar os mais novos e todos participam bastante”, explicou a coordenadora da unidade, Gisele Mora.

Das 11h às 16h, a animação e a mesa de guloseimas foram garantidas com as equipes que foram se revezando. Conforme Gisele, a festa é importante para a integração dos pacientes e para que frequentem o Caps fora da rotina de atendimentos, o que faz bem também para o tratamento. “Desde que eles (pacientes) começam o frequentar a unidade são bastante cobrados quanto ao tratamento e à disciplina. Na festa, o clima é outro, todos têm a oportunidade de conversar outras coisas, interagir e isso faz muito bem”, destacou.

Inscrita no Caps Saca Só há três meses, Adriana da Silva, de 28 anos, diz ter adorado a ideia da festa e prontamente se ofereceu para colaborar oferecendo o serviço de som que é uma atividade do pai dela. Além de ajudar na festa, ela e o pai compareceram vestidos a caráter e aproveitaram para se divertir. “Eu gosto bastante de festa e achei uma oportunidade legal de participar e conhecer pessoas. Nesse tempo que estou aqui já aprendi que conhecer o problema dos outros ajuda a gente a ver solução para as nossas dificuldades”, comentou.

O Caps Saca Só atende pacientes e familiares de pacientes com alguma relação com álcool e drogas. No local há trabalhos em grupo e atendimento individual e o acesso é livre, sem necessidade de encaminhamento de outra unidade de saúde. A unidade fica na rua Professor Júlio Pinto Ferreira, nº 1.422, na Vila Angélica.

Tags:, ,