Pacientes da rede de atenção psicossocial (Raps) de Sorocaba desfrutaram de uma tarde de atividades e convívio nesta terça-feira (30), no Parque Municipal “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. O evento foi organizado pela Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio da Coordenação de Saúde Mental, visando à socialização dos participantes.
Aproximadamente 120 pacientes compareceram, sendo a maioria ex-moradores de hospitais psiquiátricos que atualmente são atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) ou vivem em Residências Terapêuticas. Também esteve presente um grupo de pacientes do Hospital Vera Cruz. “Para eles foi uma oportunidade importante de se relacionar, de se reencontrar e de desfrutar de um espaço público, aproveitando o que a cidade tem a oferecer. Também é uma oportunidade para a comunidade se acostumar com essa convivência e respeitá-los como cidadãos”, comentou a coordenadora da Saúde Mental, Fernanda Biudes Consul.
A ação foi preparada para lembrar a passagem do Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. Os participantes foram acolhidos em uma estrutura especialmente montada para eles, com piquenique, oficina artística da ONG Pintura Solidária, atrações culturais e apresentações esportivas, entre outras atividades.
Prestigiando as ações realizadas pela rede, também foi realizada exposição de trabalhos e apresentações artísticas de pacientes do Caps Alegria de Viver e Arte do Encontro. Participaram Cláudio Massaro, Herbert Sene e Cidinha com apresentações musicais e Armando Zoppa com imitações. O Caps Infância e Juventude fez apresentação de capoeira. A Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur) contribuiu oferecendo uma apresentação de Rica Silva.