Orquestra Sinfônica de Sorocaba fez concerto no Paço Municipal
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Quem esteve no Paço Municipal nesta terça-feira (dia 18), por volta de 12h, pôde conferir uma apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) e ainda aprender sobre os instrumentos e a formação de uma orquestra. Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o concerto fez parte da programação do Projeto “Sorocaba Paço e Compasso”, que integra a programação de aniversário da cidade.
Atualmente administrada pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), a orquestra é composta por 46 músicos de alto nível profissional. Sob a regência do maestro Eduardo Ostergren, a orquestra apresentou repertório com as músicas como “Seleção Porgy and Bess” (George Gershwin), “Dave Brubeck: It’s About Time” (arranjo de Chuck Sayre), “Só Sambas” (Cyro Pereira), “La Vie Parisien” (Jacques Offenbach) e “Clarinet Polka” (arranjo de Howard).
Durante a apresentação, interagindo com o público, o maestro Ostergren apresentou os instrumentos existentes na OSS, como a caixa, o xilofone, o tímpano, os sinos, a flauta transversal, o flautim, o clarinete e o fagote (o “avô” da madeira).
Eduardo Ostergren ainda convidou o público para conferir os próximos concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba na Sala Fundec, que ocorrerão nos dias 10 de setembro, às 20h, e no dia 13 de setembro, às 19h. “Nossa apresentação ainda vai contar com a participação especial de uma solista de cravo”, adianta. O ingresso poderá ser adquirido a R$ 10 (inteira).
Desde o concerto inaugural, em 3 de outubro de 1949, no Cine Teatro São José, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba se tornou um importante instrumento para difusão da música clássica para a população sorocabana. Ao longo dos anos, executou obras consagradas e participou de eventos de grande importância no cenário artístico regional, sendo até hoje apontada como uma das melhores orquestras do interior do Estado de São Paulo.
Marina Jabur, funcionária do Fundo Social de Solidariedade (FSS), prestigiou a Orquestra Sinfônica e aprovou o concerto. “É a primeira vez que vejo a orquestra e achei esta ideia da Secretaria da Cultura, sensacional. Não precisei ir até a orquestra, ela veio até aqui. Cada semana estamos recebendo uma atração diferente no horário de almoço, que é um momento para relaxar. A arte humaniza o ambiente de trabalho”, declarou.
Quem também conferiu a apresentação foi a técnica de enfermagem Cintia Aparecida de Barros, moradora de Ubá (MG). Ela está fazendo um curso de desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos na cidade neste mês de agosto e veio almoçar na lanchonete do Paço Municipal. “Estou achando ótimo. Uma maravilha vir almoçar e poder ouvir a orquestra”, elogiou.
Programação do “Sorocaba Paço e Compasso”
Dia 26 (quarta-feira)
Dança Afro Abayomi’n
Horário: 12h
Local: andar térreo do Paço Municipal
Dia 29 (sábado)
São Paulo Companhia de Dança
Espetáculos: Knawa, Lyplhide, Grand Pas de Deux de O Cisne Negro
Horário: 20h
Local: gramado do Paço Municipal, ao lado do Teatro Municipal
Dia 30 (domingo)
Orquestra Jazz Sinfônica
Horário: 11h
Local: gramado do Paço Municipal, ao lado do Teatro Municipal
Lenine – Show Carbono
Horário: 17h
Local: gramado do Paço Municipal, ao lado do Teatro Municipal
Tags:Cultura
