Organismos de segurança combatem comércio ambulante no centro

Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br

Uma ação integrada da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícias Militar e Civil, do Setor de Fiscalização da Prefeitura de Sorocaba, promoveu a fiscalização do comércio ambulante na área central da cidade, na manhã desta terça-feira (23).

Foi mais uma edição da Operação “Centro Seguro”, que reúne, inclusive, parte dos policiais que atuam na Atividade Delegada; convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar, por meio da Secretaria de Segurança Pública. A parceria teve início em maio de 2013 e entre suas competências estão ações de fiscalização, também, em desmanches visando o combate a furto de veículos, na localização e funcionamento desses comércios, na fiscalização relacionada à obstrução de calçadas, na venda de bebidas alcoólicas para menores e até mesmo nas situações de poluição sonora.

Para o subcomandante da Guarda Civil Municipal, Gilmar Ezequiel de Oliveira, a operação foi necessária por conta das inúmeras reclamações que chegam diariamente até as forças de segurança de Sorocaba, GCM, PM e Policia Civil, por meio dos Conselhos Comunitários de Seguranças (CONSEGs), e lojistas. “O comércio irregular aumentou muito nos últimos tempos, com isso existe a necessidade da fiscalização, cujo objetivo é coibir a venda irregular de produtos, sejam eles oriundos de outros países ou até mesmo alimentos dos quais não se sabe a origem”, declarou Ezequiel.

Para o capitão Haro, da Polícia Militar, o trabalho se resume ao cumprimento da lei, já que o comércio ambulante não é uma atividade regulamentada e tem gerado reclamações.

A “Operação Centro Seguro” contou com a participação de vinte GCMs, com cerca de dez viaturas motorizadas, cinco viaturas da PM e dez profissionais da Atividade Delegada. Também participaram da ação os fiscais da Secretaria da Fazenda (SEF), do município.

Tags:, ,