Organismo australiano conhece empresas sorocabanas

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Recém criada com o aval do consulado geral do Brasil em Sydney, a Australia Brazil Business Council (AUBRBC), uma entidade sem fins lucrativos, manteve encontro com empresários na manhã desta terça-feira (23) visando estabelecer parceria com aquele país. O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

Representada pelo seu presidente, Julio De Laffite, a AUBRBC apresentou os convidados, que ocuparam um dos auditórios do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), as vantagens da construção de uma ponte comercial intercontinental promovendo a instalação de empresas brasileiras no território australiano e vice-versa. Explicando que a Austrália é um dos países mais ricos do mundo, e com economia que possibilita investimentos, De Laffite acredita que este é o momento do desenvolvimento das relações com o Brasil. “Já voltamos nossos investimentos para o Reino Unido, para os Estados Unidos e para a Ásia. Agora é a vez do Brasil”, disse. O presidente da Australia Brazil foi mais longe e sugeriu, inclusive, que ambos os países poderiam, em setores pares, investir em outros locais carentes de novas tecnologias.

No sentido de entusiasmar o empresariado local, De Laffite convidou à participação em três eventos: “Brazil at the Harbour”, “Brazil in the City” e “Australia-Brazil Business Roundtables” que acontecem em setembro, em Sydney. O convite veio chancelado pelo embaixador brasileiro e os eventos fazem parte de uma estratégia de longo prazo para promover o Brasil, suas empresas, marcas e produtos na Austrália, país onde vivem mais de 42 mil brasileiros.

Em sua passagem por Sorocaba, o presidente da AUBRBC teve acesso ao trabalho desenvolvido nas áreas de defesa, aeronáutica, combustível e farmacologia e energia limpa, por meio da apresentação da Embraer, Fit, Prysmian, Toyota e a startup sorocabana Braerg.

Também a vice-prefeita Edith Di Giorgi, que ocupa a secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) falou da importância da visão do negócio social, aquele cujo objetivo, para além do lucro, foca sua atuação no desenvolvimento sustentável da comunidade no seu entorno e de toda a sociedade onde se insere.

Para o titular da Sedet, Geraldo de Almeida, o encontro foi importante à medida em que as empresas locais puderam falar com propriedade sobre as condições de acolhimento de empreendimentos. “Ressaltando as características do município, em seus aspectos econômicos, de logística, cultural e em nível de formação profissional, essas empresas venderam bem a imagem de Sorocaba. O que é muito bom para nós”, reforçou. Para o secretário, esse tecido empresarial que pode vir a se formar a partir deste momento só tende a beneficiar o município.