Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/operacao-dignidade-realiza-acao-noturna-para-orientar-pessoas-em-situacao-de-rua/
Acessado em: 20/01/2026 - 14h55

Operação Dignidade realiza ação noturna e orienta pessoas em situação de rua


Na noite desta quarta-feira (28), a Sesdec (Secretaria da Segurança e Defesa Civil), através da Guarda Civil Municipal; a Polícia Militar e as Secretarias de Igualdade e Assistência Social; Saúde e Conservação, Serviços Públicos e Obras, realizaram a quarta etapa da Operação Dignidade que visa o cadastro, orientação e encaminhamento de pessoas em situação de rua, com o objetivo da sua ressocialização.

As ações foram direcionadas a região central de Sorocaba e no bairro Barcelona. No total, 24 pessoas foram abordadas, cadastradas, passaram por atendimento médico e receberam a oportunidade de dar início ao processo de deixar a situação em que vive.

O primeiro ponto da ação foi na região da praça Edmundo Valle, na Vila Carvalho, onde cinco pessoas foram assistidas. No segundo ponto, na linha férrea próxima à avenida Paraguai, mais sete pessoas foram abordadas. “Nossa ação deve ser constante para que essas pessoas sejam convencidas da deixar a situação de rua. A atividade noturna possibilitou a abordagem a um maior número de pessoas, fazendo com que a operação atingisse seus objetivos”, diz o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Mariano.

Na região Central mais 12 pessoas em situação de rua passaram pela triagem. Do total de atendidos, 10 passaram pelo atendimento médico, que inclui exames rápidos, como de sífilis e HIV.

Para o secretário de Segurança e Defesa Civil, Fernando Dini, a ação vem alcançando os resultados almejados. “O que queremos é ressocializar essas pessoas e dar um futuro mais digno possível a elas. Ao mesmo tempo, conseguimos diminuir a incidência de pessoas em situação de rua em Sorocaba”, diz.

A secretária da Sias, Cíntia de Almeida, ressalta que a Operação Dignidade não tem data para ser finalizada e será realizada em horários e dias alternativos. “Somente dessa forma conseguiremos atingir nosso intuito, que é de estarmos presentes no maior número de pontos possíveis onde estão essas pessoas.”

 

Comissão de Direitos Humanos não participa – Convidada formalmente através de ofício, a Comissão de Direitos Humanos da OAB (Organização dos Advogados do Brasil), não pode comparecer à Operação Dignidade, “em virtude de compromissos anteriormente agendados”.