Operação Dignidade faz ação para orientar pessoas em situação de rua

Por: Rodrigo Alcântara

Na noite da última terça-feira (10), a Secretaria da Segurança e Defesa Civil (Sesdec), através da Guarda Civil Municipal; Polícia Militar e  Secretarias de Igualdade e Assistência Social (Sias); Saúde (Ses) e Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), realizaram a quinta etapa da Operação Dignidade que visa o cadastro, orientação e encaminhamento de pessoas em situação de rua, com o objetivo da sua ressocialização.

No total, 29 pessoas foram abordadas em quatro pontos distintos da região central e Cerrado. Elas foram cadastradas, passaram por atendimento médico e receberam a oportunidade de dar início ao processo de deixar a situação em que vivem. “Nossa operação permanece de forma constante para que as pessoas em situação de rua sintam-se convencidas a deixar esse quadro. O número alto de abordagens feitas nesta terça mostra o quanto temos de trabalho, mas também o quanto estamos avançando nesse projeto”, diz o secretário de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, Marcos Mariano, a ação vem alcançando os resultados esperados. “O objetivo da operação é ressocializar essas pessoas e procurar dar um futuro mais digno possível as mesmas. Em paralelo, conseguimos diminuir a incidência de pessoas em situação de rua que hoje vivem em Sorocaba”, ressalta.

Comissão de Direitos Humanos não participa – Convidada formalmente através de ofício, a Comissão de Direitos Humanos da OAB (Organização dos Advogados do Brasil), não compareceu à Operação Dignidade.

 

segur

Tags: