Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/operacao-dignidade-aborda-14-pessoas-em-situacao-de-rua/
Acessado em: 20/01/2026 - 10h58

Operação Dignidade aborda 14 pessoas em situação de rua e seis aceitam ajuda

Por: Rodrigo Alcântara

Na manhã desta quinta-feira (19), a Sesdec (Secretaria da Segurança e Defesa Civil), através da Guarda Civil Municipal; a Polícia Militar e as Secretarias de Igualdade e Assistência Social; Saúde e Conservação, Serviços Públicos e Obras, realizaram a sexta etapa da Operação Dignidade que visa o cadastro, orientação e encaminhamento de pessoas em situação de rua, com o objetivo da sua ressocialização.

No total, 14 pessoas foram abordadas em três pontos distintos de Sorocaba. No primeiro, localizado em uma área verde atrás da Casa do Cidadão da Avenida Ipanema, foram abordadas nove pessoas. Todas passaram pela triagem da saúde (exames rápidos) e seis delas aceitaram ser encaminhadas para um melhor atendimento, onde receberam alimentação, banho e puderam ser orientadas e encaminhadas para as famílias ou municípios de origem.

Outra equipe dirigiu-se para a Igreja São José do Cerrado, onde foi realizado o atendimento de mais quatro pessoas. Desta vez, nenhuma aceitou o atendimento comandado pelo SOS (Serviço de Obras Sociais). Uma última pessoa foi abordada no viaduto Jânio Quadros, que também não aceitou o encaminhamento para a rede de serviços.

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga, afirma que a operação permanece constantemente nas ruas, trabalhando em conjunto para que as pessoas em situação de rua sintam-se convencidas a deixar esse quadro. “Continuamos com nosso projeto de ressocialização desses indivíduos e contamos com a ajuda da população. Pedimos, como sempre, para que evitem dar esmolas ou que comprem produtos em semáforos e cruzamentos. A rede assistencial existe para dar solução a esse problema. Somente desta forma conseguiremos amenizar o número de pessoas em situação de rua no município”, diz.