“Operação Centro Seguro” intensifica ação da GCM e Policias Militar e Civil
A Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com organismos de segurança do município, iniciou na última segunda-feira (17) mais uma ação da “Operação Centro Seguro”. O trabalho, que congrega as polícias Militar e Civil, visa garantir segurança à população circulante na área central, principalmente, às vésperas das celebrações de final de ano. De acordo com a GCM, o número de pessoas nas ruas aumenta bastante, tanto no comércio quanto nos bancos.
A ação tem como objetivo propiciar ao cidadão uma maior sensação de segurança e, para tanto, o planejamento utilizado pelos comandos das respectivas corporações emprega o princípio da aplicação de pontos de estacionamentos com as viaturas (motos e carros) em locais estratégicos, a fim de servir como referência aos munícipes.
Os agentes da GCM e da PM ficam dispostas ao lado de suas viaturas para orientação, auxílio e atendimento de ocorrências, garantindo também aos pedestres o trânsito nos passeios públicos e o laser com segurança nas praças centrais. “Desta forma, as pessoas que vão às compras de fim de ano no comércio, podem fazê-lo na certeza de que contam com o apoio de pessoal especializado na segurança e no combate à criminalidade”, reiterou o comandante da Guarda Municipal, Benedito Zanin.
Bloqueio
A “Operação Centro Seguro” ainda promoveu um bloqueio, na última terça-feira, (18) em frente à Estação Ferroviária. Agentes da Guarda Municipal e da Polícia Civil focaram o trabalho na abordagem de motocicletas e condutores em situação irregular. O objetivo é o de inibir possíveis atos delituosos, como furtos e roubos de veículos, ou de pessoas. Foram abordadas 90 motos, das quais 4 acabaram recolhidas por irregularidades. “Essas ações vêm somar em benefícios para a população, ressaltando o aumento na sensação de segurança tão desejada”, explicou Zanin.
A “Operação Centro Seguro”, a exemplo do ano anterior, precede a “Operação Natal Seguro” que, normalmente, tem início no primeiro dia de dezembro e se estende pelo mês com o reforço de efetivo das corporações envolvidas e a extensão do trabalho aos entornos dos shoppings da cidade.
Colaborou: GCM Liuti – Relações Comunitárias
Tags:Defesa Civil, Defesa Civil, GCM, GCM
