Oficinas incentivam estudantes a participar do Sorocaba Colaborativa

O Concurso de Ideias Sorocaba Colaborativa é uma oportunidade para que o sorocabano possa colaborar com o futuro da cidade, elaborando propostas ou opinando sobre as sugestões apresentadas no site www.sorocabacolaborativa.org.br . Com o objetivo de incentivar a participação entre os jovens, a Prefeitura de Sorocaba promove ações entre os alunos do Ensino Médio das Escolas Municipais. Neste sábado (28), está prevista também a segunda oficina de trabalho, a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua Santa Cruz, 116, Centro).

Lançado no último dia 3 de março, o Sorocaba Colaborativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Educação (Sedu), e o Instituto Cidade Democrática, com apoio das entidades Brazil Foundation, Omidyar Network e do programa de Cidadania Corporativa da IBM Brasil. As ideias poderão encaminhadas e votadas até a segunda quinzena de maio, sendo que as doze melhores – escolhidas pelo público – serão premiadas.

Visando incentivar a participação dos estudantes do Ensino Médio, a organização do Concurso já promoveu encontros com alunos das Escolas Municipais “Getúlio Vargas”, “Flávio de Souza Nogueira” e “Leonor Pinto Thomaz”. Nos próximos dias, visitará a “Achilles de Almeida”. Segundo o representante do Cidade Democrática, Luciano Frontelle, no próximo dia 2 de abril será feita uma oficina com professores que irão acompanhar o projeto nas escolas. “A ideia é alinhar a proposta do Concurso com o conteúdo da sala de aula, estimulando a participação e a cidadania”, explica. 

Outra forma de ampliar a participação dos jovens são as oficinas de trabalho envolvendo adolescentes participantes de projetos da Sedes, como os Territórios Jovens. A primeira aconteceu no último dia 14 e a segunda está prevista para o próximo sábado (28). O Sorocaba Colaborativa surgiu a partir da metodologia do AgitAção, programa da Sedes que busca conscientizar as crianças e adolescentes assistidos pela Pastoral do Menor a debater sobre os problemas da comunidade. “O Concurso faz parte do grande desafio de aproximar o jovem da política. É uma oportunidade de educarmos para a cidadania, de o jovem entender que muitas ações para melhorar a cidade dependem de nós, dando um exemplo de democracia participativa”, destaca a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social. 

 

Construção coletiva

Ao acessar o site www.sorocabacolaborativa.org.br, o internauta pode apresentar sua ideia de como tornar Sorocaba uma cidade melhor para se viver, assim como oferecer sugestões e votar nas ideias de outros participantes durante quatro meses. Serão premiadas as doze melhores ideias, nas seguintes categorias: duas elaboradas por alunos das Escolas Municipais; duas por jovens de quinze a 29 anos; quatro por cidadãos em geral; duas por ONGs, entidades e movimentos sociais; e duas voltadas à área da Educação.

O concurso será realizado em cinco etapas. Na primeira, os participantes trazem bons exemplos ou sugestões que poderiam inspirar soluções para a cidade. Cada participante, então, pode criar uma ou mais propostas e recebe contribuições de outras pessoas. As iniciativas, então, serão votadas e as que forem parecidas ou estiverem relacionadas poderão ser unificadas, somando forças e ganhando mais pontos para a avaliação final, quando, então, as doze vencedoras serão premiadas.

A relevância das propostas será calculada a partir do número de comentários que receberem de apoiadores e de seguidores no dia de início da fase de anúncio. Os participantes serão premiados e apresentarão suas ideias pessoalmente para a Prefeitura de Sorocaba.

 

Tags:,