Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/oficinas-de-iniciacao-artistica-terao-inicio-a-partir-de-segunda-feir/
Acessado em: 01/12/2025 - 17h07

Oficinas de iniciação artística terão início a partir de segunda-feira

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba dará início, a partir de segunda-feira (14), às oficinas gratuitas de iniciação artística no Barracão Cultural. Neste dia serão oferecidas aulas do Ateliê Sustentável, das 15h às 17h, ministrada por Melissa Branco, e Maracatu Mukumby, das 19h às 22h, com Rafael Poujo.

Promovidos pelo Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult), os cursos serão realizados pela Associação Cultural Comunidade do Tambor, através de uma parceria com o poder público municipal. Em troca da utilização do Barracão Cultural todas as terças-feiras, das 19h às 22h, para os ensaios abertos do Maracatu Mucumby – o grupo faz parte da Comunidade do Tambor -, eles vão ministrar as oficinas gratuitamente à população.

Na oficina de Ateliê Sustentável, ministrada por Melissa Branco, os participantes vão aprender a construir bonecos, brinquedos e instrumentos musicais utilizando materiais alternativos e recicláveis. Já no Maracatu Mukumby, Rafael Poujo promoverá um estudo de percussão, canto, postura e dança para iniciantes de maracatu de baque virado.

Entidade sem fins lucrativos, fundada em fevereiro de 2015, a Comunidade do Tambor atua com dança, teatro, música, artes visuais e artes plásticas, fortalecendo o movimento da cultura popular na cidade. São mais de cem pessoas que integram o grupo, entre oficineiros e alunos.

Outras oficinas

Além das aulas de Ateliê Sustentável e Maracatu Mukumby, outras seis oficinas serão oferecidas pela Comunidade do Tambor no Barracão Cultural.

Na terça-feira, das 15h às 17h, o Núcleo de Formação Cultural vai oferecer a oficina de Violão Popular, com Ricardo Camargo. A atividade é direcionada a iniciantes e vai promover estudo na teoria e linguagem musical, história dos ritmos brasileiros, aula de apreciação e prática de conjunto.

Outro curso será o de Teatro e Dança Saramuná, com aulas de teatro, dança e música das manifestações populares, com a professora Vanessa Soares. A oficina acontecerá às terças-feiras, das 17h às 19h.

Na oficina Matinta Pereira, Bruno Trevisan vai dar aulas de música e pesquisa histórico-geográfica das culturas tradicionais populares. As aulas ocorrerão às quintas-feiras, das 9h às 12h.

Os sorocabanos também poderão participar da Capoeira de Angola, com o Mestre Jaime, às quintas-feiras, das 15h às 17h. A capoeira de angola é o estilo mais próximo de como os negros escravos jogavam a capoeira.

Outra oficina será a de Percussão para Cadeirantes, com Richard Lefèvre, que vai trabalhar a música como recurso à percepção ao ritmo motor e à adaptação funcional de instrumentos musicais para cadeirantes. A atividade será realizada às quintas-feiras, das 19h às 22h.

Já na sexta-feira, das 19h às 22h, Lourdes Liéji vai oferecer Dança Afro no Barracão Cultural, promovendo o estudo do movimento corporal, ritmo, postura e flexibilidade entre os participantes.

De acordo com informações da Secretaria da Cultura, ainda há vagas para as aulas de Matinta Pereira, Capoeira de Angola e Percussão para Cadeirantes. Pessoas com mais de quinze anos de idade devem se inscrever pelo e-mail nfc@sorocaba.sp.gov.br[1] ou pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Palacete Scarpa.

O Barracão Cultural fica na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária e da Casa do Turista.

Endnotes:
  1. nfc@sorocaba.sp.gov.br: mailto:nfc@sorocaba.sp.gov.br