Quem compareceu ao Paço Municipal nesta segunda-feira (dia 30) pôde participar de oficinas demonstrativas de como reaproveitar alguns materiais descartáveis. Munícipes e servidores públicos aprenderam como utilizar jornal para fazer saquinho para cesto de lixo; e filtro de café, para decorar porta-retrato.
Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as atividades integraram a programação da Semana Municipal do Lixo Zero, em comemoração ao Dia Municipal do Lixo Zero (30 de maio), conforme institui a lei municipal nº 11.290/2016.
O saquinho de papel para cesta de lixo é uma solução simples, para evitar o uso de sacolas plásticas. “É ideal para utilizar em ambiente, de escritório ou de banheiro, ou seja, lixo seco. Para uma cozinha, por exemplo, não dá”, explica a servidora pública Carolina Barisson, da área de Educação Ambiental da Sema, responsável pela ação.
Para utilizar filtro de café usado, a fim de decorar porta-retratos, basta deixar o pó de café no filtro por 24 horas. Depois desse período, é só retirar o pó. “Não precisa lavar, basta retirar o pó de café. Quanto mais manchado o filtro, mais bonito fica”, explica Carolina. Após lixar a madeira do porta-retrato, basta colar o filtro de papel utilizando cola branca comum ou de artesanato. Depois de secar, é só passar verniz ou cola branca diluída em água, para o acabamento.
A técnica de controle administrativo Vera Lúcia Ramos Gonçalves, da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), aproveitou o seu horário de almoço e participou das duas oficinas. “Achei muito interessante essa ideia do saquinho de jornal. Pensei em usar no meu lixo do banheiro”, comentou.
Quem também utilizou o seu horário de almoço e conferiu uma das oficinas foi o técnico de controle administrativo Messias Gomes, também da SPG, morador do Parque São Bento. “A ideia é muito boa e dá para aplicar em casa. A vantagem é que você deixa de utilizar o plástico. Vou estudar o caso, porque mudança de hábito é sempre difícil”, confessou.
A Semana Municipal do Lixo Zero continua até sexta-feira (dia 3), com oficina, plantio de árvores e campanhas em espaços públicos, voltados aos servidores públicos e à população em geral. O principal objetivo da programação é promover o conceito Lixo Zero, criando alternativas de gestão sobre os resíduos gerados, a fim de garantir os recursos naturais para as próximas gerações.