Oficina no Jardim Botânico ensinará como fazer iscas para atrair abelhas nativas sem ferrão
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” sediará neste sábado (26), das 9h às 11h, uma oficina gratuita sobre criação de abelhas nativas sem ferrão para pessoas de todas as idades. Crianças e adultos terão a oportunidade de aprender a fazer iscas para atrair esses insetos, que têm um papel importante na manutenção da flora e fauna locais e contribuem na produção agrícola através da polinização.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a ação visa difundir a prática que colabora para a conservação das abelhas nativas.
Além de terem um papel importante na manutenção da flora e fauna, elas produzem mel de alto valor comercial e medicinal. No Brasil, estima-se que existam mais de 3 mil espécies de abelhas, muitas ainda não descritas. Entre elas, as mais conhecidas em nossa região são as mirins, as jataís, as iraís e as mandaçaias.
Durante a oficina haverá um bate-papo sobre a importância da conservação dessas abelhas e sobre como criá-las. No encontro, os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer o meliponário do Jardim Botânico.
A atividade é gratuita e a inscrição será feita momentos antes do início das atividades. O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3235.1130 ou pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.
Programação
09h00 – Bate-papo sobre a importância das abelhas nativas e introdução sobre criação
09h30 – Visita ao meliponário
10h00 – Confecção de iscas atrativas
10h30 – Instalação de iscas atrativas no Jardim Botânico
Tags:meioambiente
