Oficina gratuita de desenho infantil acontece no Barracão Cultural

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba realiza a partir deste sábado (dia 3), das 9h às 12h, a oficina gratuita de desenho “Autorretrato, uma Breve Exposição do Eu”, com a artista Maria Radicce, educadora e especialista em Artes Visuais, Cultura e Criação. Em torno de 20 crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos de idade vão participar da aula, que será realizada no Barracão Cultural, localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária.

A atividade integra a programação gratuita oferecida pelo Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult) e acontecerá novamente no dia 10 de outubro, no mesmo horário e local.

Vencedora do Prêmio Flávio Gagliardi de Artes Visuais 2014, na categoria Desenho, Maria Radicce explica que uma das funções da produção artística é propiciar a busca pelo conhecimento e reconhecimento de si mesmo. “Sob esta premissa proponho o desenvolvimento da produção de uma sequência de autorretratos com os alunos. Constantemente nos vemos, mas muitas vezes não nos enxergamos. E diante dessa observação os exercícios propostos nos servirão como base para essa busca de nuances da personalidade e suas representatividades”, explica a artista.

Neste primeiro encontro, as atividades serão direcionadas para um processo de reconhecimento do público e suas reais necessidades de expressão. A proposta é voltar o olhar para si mesmo, os gostos pessoais, os sonhos (sonhados e imaginados), as vontades, enfim, começar a reconhecer o que motiva cada uma das crianças. Neste momento não haverá influência de referências artísticas externas.

No segundo encontro, a oficineira pretende apresentar reproduções de obras de alguns artistas que criaram autorretratos, como Frida Kahlo, Picasso, Van Gogh, Leonardo da Vinci, Tarcila do Amaral e Zinaida Serebriakova. Com isso, ela vai fazer um bate-papo com as crianças sobre os artistas e suas obras, para que na sequência elas desenvolvam trabalhos voltados para a criação de autorretratos. “Este processo permite que a pessoa investigue muito de si mesma e revele, consciente ou inconscientemente, traços de sua personalidade, medos, desejos, sentimentos, enfim, que manifeste indicadores que possam colaborar com a construção de um bom futuro”, afirma Maria Radicce.

Tags: