Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/oficina-do-saber-realiza-planejamento-e-formacao-de-professores/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h05

Oficina do Saber realiza planejamento e formação de professores

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Paulo Ochandio / Arquivo Secom

Atendimento aos mais de seis mil alunos começa no dia 29 de fevereiro.

As unidades da Oficina do Saber recebem a partir de segunda-feira (22), os professores que assumiram as cargas suplementares que compreendem os eixos estruturantes e demais atividades que envolvem a rotina da Escola em Tempo Integral. O início do atendimento junto aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental será a partir do dia 29 de fevereiro.

Neste ano, as atividades na Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber terão novo modelo pedagógico. As 25 unidades têm capacidade para atender ao todo 6.420 alunos e estão vinculadas à Secretaria da Educação (Sedu).

“Estamos num processo intenso de atribuição de aulas e nesta sexta-feira (19), haverá novas escolhas”, destaca o secretário da Educação, Flaviano Agostinho de Lima. Ele explica ainda que contará, também, com a participação de estagiários, tendo em vista que só nesta semana a Sedu conseguiu a liberação dos documentos junto às universidades.

De acordo com Flaviano, a partir de segunda-feira, dia 22, os professores se apresentam nas unidades para o início do Planejamento. “Os professores que já estão com aulas atribuídas se apresentam nas unidades na segunda para o planejamento e os demais, durante a semana”, disse.

De 23 a 26 de fevereiro os profissionais participarão dos encontros de formação. “É um momento importante para planejar e fazer a organização dos espaços e materiais a serem utilizados durante as atividades”, ressalta Flaviano.

A Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber é destina aos alunos matriculados no ensino regular e permanecem na escola para as atividades complementares e suplementares, nos períodos manhã e tarde.

O secretário lembra que as unidades desenvolvem atividades como os clubes de Ciência e Matemática, laboratórios de Língua Portuguesa, além de movimentos culturais. “São eixos pedagógicos importantes na complementação e suplementação escolar na carga horária dos alunos que ficam em tempo Integral”, destaca.

Nesta sexta-feira (19), os alunos que integram a Oficina do Saber serão comunicados, nas referidas unidades escolares, a respeito da data de início das atividades em tempo integral.