A atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Nesta quarta-feira (dia 14), das 9h às 11h, a Prefeitura de Sorocaba vai oferecer uma oficina de plantas medicinais na UBS Ulysses Guimarães. A ideia é promover a utilização dos fitoterápicos de forma correta entre a população, apresentando os seus benefícios como alternativa natural aos medicamentos alopáticos. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Realizada pelas secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Saúde (SES), a atividade integra a programação da Semana Municipal de Medicina Tradicional Chinesa e Práticas Integrativas e Complementares, que ocorre até sexta-feira (dia 16) nas UBSs, e o Projeto Fito Sorocaba. O objetivo da oficina é reestabelecer o contato das pessoas com a natureza e realizar práticas para melhoria da qualidade de vida.
Na ocasião, os participantes vão aprender sobre o uso de cinco plantas medicinais: hortelã-pimenta, manjericão, guaco, capim-cidreira e melissa. O guaco, por exemplo, é indicado para asma, bronquite, coqueluche, inflamação da garganta, rouquidão, entre outros, e deve ser utilizado na forma de infusão.
Quem participar da oficina de Educação Ambiental ainda terá uma aula prática de como cultivar essas espécies, além de receber dicas de cuidados e manutenção para tê-las em pequenos espaços na própria casa. Ao final, a Secretaria do Meio Ambiente fará a doação de mudas de hortelã-pimenta, capim-cidreira e melissa para a comunidade.
A UBS está localizada na Rua Ferdinando Irineu Corra, 36, no Parque Vitória Régia, na Zona Norte de Sorocaba.