A partir de segunda-feira (dia 30), das 15h30 às 18h30, trinta pessoas vão participar gratuitamente da oficina de dança “Movimento e Imagem” no Barracão Cultural. As aulas serão ministradas pela bailarina e atriz Evelin Bandeira, especializada em Dança Moderna pela Cia. Nacional de Dança Moderna e Contemporânea de Cuba, e ocorrerão sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, até o dia 19 de dezembro.
A oficina integra o Projeto “Silêncio”, que foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), no edital “Primeiras Obras de Dança – 2015, e conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura de Sorocaba (Secult).
Durante as oficinas de dança, Evelin Bandeira abordará técnicas de dança moderna, educação somática, rítmica, performance e artes visuais. Os participantes ainda poderão apresentar o material produzido em um sarau intimista a ser realizado ao término do curso.
De acordo com Evelin Bandeira, o projeto busca apoio nas diversas técnicas de dança moderna e educação, juntamente com noções rítmicas, e as aulas propõem um entendimento mais profundo do corpo e do espaço através da integração de ritmos arquétipos com outras disciplinas para um aprendizado também, musical.
O Projeto “Silêncio” também prevê convite a alguns participantes da oficina “Movimento e Imagem” para acompanhar o processo criativo e de apresentações do espetáculo em produção (“Silêncio”), que tem estreia prevista para fevereiro de 2016. Serão oferecidas trinta vagas.
O Barracão Cultural está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária. Mais informações pelo site: www.nucleorodarte.com[1]
Sobre o Núcleo Rodarte
O Núcleo de Pesquisa em Dança – Rodarte – procura aprofundar a discussão sobre o fazer dança no Brasil, tendo como ponto de referência o trabalho de pesquisa continuada e discussões sobre mecanismos de criação e produção artística que unem as várias linguagens corporais e artísticas. A iniciativa sublinha a importância de uma reflexão mais sofisticada sobre o corpo no palco, como ferramenta na exteriorização dos sentimentos durante a comunicação humana.
Sobre Evelin Bandeira
Evelin Bandeira é bailarina, atriz e performer. Pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Estácio de Sá, especializada em dança moderna pela Companhia Nacional de Dança Moderna e Contemporânea de Cuba (Cubadanza), estudou Método Dalcroze na Unicamp, com Iramar Rodrigues, além de ser uma das cofundadoras do Núcleo Rodarte. Conta com importantes trabalhos em seu currículo, como a videodança ‘Tulipa’, da fotógrafa Camila Fontenele, e a ópera ‘Manon Lescaut, de Puccini’ no Teatro Municipal de São Paulo.