Oficina capacita funcionários da Prefeitura de Sorocaba para o projeto Cidades Eficientes

Por: Secom Sorocaba

Foto: Fernando Abreu

Nesta sexta-feira (23), em torno de 10 funcionários da Prefeitura de Sorocaba participaram de uma oficina de capacitação do Projeto Cidades Eficientes, realizado pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), com apoio e financiamento do Instituto Clima e Sociedade (ICS). A atividade ocorreu no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

Sorocaba é uma das três cidades selecionadas para integrar a fase piloto do projeto, que visa a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos edifícios públicos. Jaboatão dos Guararapes (PE) e Florianópolis (SC) foram os outros dois municípios selecionados. O encerramento do Cidades Eficientes ocorrerá na próxima terça-feira (27), em Florianópolis, quando haverá uma troca de experiência entre as três cidades brasileiras.

A oficina de capacitação finalizou a fase da assessoria técnica no município. “O projeto está muito alinhado com várias iniciativas em que a prefeitura está engajada. Acreditamos que ele vai somar com tudo o que já estamos realizando”, explica o secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Jessé Loures.

Essa fase da assessoria técnica envolveu coleta de dados do consumo de energia e água em 265 edificações públicas; análise de legislação relacionada às áreas do projeto com o objetivo de apoiar a implementação de políticas públicas voltadas para a possível adoção de medidas de redução do consumo de energia e água; análise de projetos relevantes; e pesquisa de mobilidade referente ao deslocamento dos funcionários das prefeituras.

Na oficina desta sexta-feira, as consultoras Isabela Issa e Carolina Griggs, do CBCS, apresentaram o resultado do levantamento de consumo e custos em prédios públicos de Sorocaba e programas e políticas públicas de compras sustentáveis. Elas também abordaram juntos aos funcionários públicos como implantar melhorias, sistemas de gestão de energia e financiamento de medidas, além de exemplos de aplicação de medidas e análise dos edifícios visitados na cidade.

Participaram funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Secretaria de Licitações e Contratos, Secretaria de Planejamento e Projetos, Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição, Secretaria de Educação, Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Parque Tecnológico de Sorocaba.

 

O que já foi feito

“Já tivemos uma análise preliminar do CBCS sobre os indicadores de eficiência nos prédios municipais, sobre o consumo de água e energia e realizamos visitas em prédios públicos para identificar possibilidades de melhorias”, explica a técnica ambiental da Sema, Sara Regina de Amorim. De acordo com ela, o maior potencial identificado para alcançar a eficiência são as escolas e creches municipais.

Ela acredita que a capacitação vai não só possibilitar a adequação dos prédios municipais já construídos para a melhora da eficácia da gestão e uso de recursos tais como energia e água, como por exemplo, com a implantação de placas fotovoltaicas nas escolas, como também para pensar em um projeto de eficiência nos terminais urbanos, uma das demandas identificadas pelo município.

Sara ainda destaca a importância de se investir na fase da construção de prédios públicos pensando numa gestão eficiente de energia e água, pois 70% do gasto do prédio ocorre durante a sua operação.

O aprendizado das novas tecnologias disponíveis irá fortalecer o que Sorocaba já vem trabalhando por meio de outros projetos, como por exemplo, o Urban LEDS, promovido pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), entidade que também é parceira do Projeto Cidades Eficientes do CBCS e que visa promover estratégias de desenvolvimento urbano de baixo carbono em países emergentes para a construção de um futuro sustentável.

Outro projeto fortalecido será a parceria com a Fundação Toyota para capacitação de funcionários municipais de Sorocaba e da região metropolitana para a eficiência no uso dos recursos do executivo municipal e também a participação de Sorocaba como uma das cidades selecionadas de um projeto do governo alemão em parceria com o Ministério das Cidades com foco na eficiência na gestão pública de transportes.

 

 

 

 

 

Tags: