Oficina aprimora atendimento social e em saúde a usuários de drogas
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Na segunda-feira (dia 22), das 8h às 17h, o Projeto Redes realizará a oficina “Redes e Nós”, no Núcleo ETC – Educação, Tecnologia e Cultura – da UFSCar Sorocaba, localizado em Santa Rosália. A capacitação vai contar com a participação de servidores públicos das áreas de Assistência Social e da Saúde Mental que atuam na rede local, além de funcionários de grupos e instituições que assistem usuários de álcool e outras drogas e/ou seus familiares.
A ação do Projeto Redes dá continuidade ao Projeto “Fortalecendo Nós: aprimorando a rede de atenção intersetorial na atenção aos usuários de álcool e outras drogas”, realizada pela UFSCar, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), via Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Secretaria da Saúde (SES). O objetivo principal do projeto é aprimorar a rede local de atenção aos usuários de álcool e outras drogas e seus familiares.
De acordo com a Coordenadoria de Políticas sobre Drogas da Sedes, a oficina dará início a uma proposta de supervisão da rede de atenção e cuidado aos usuários abusivos de drogas, bem como na prevenção universal e acompanhamento das famílias.
Após o credenciamento dos participantes, será realizada a abertura da oficina com a participação da articuladora do Projeto Redes, Izildinha Nunes, e do prof. Marcos Garcia, da UFSCar Sorocaba, que tratará sobre as conquistas e desafios do Projeto “Fortalecendo Nós”. Já no período da tarde, a supervisora do Projeto Redes, Karina Rosa, doutoranda em Ciências da Saúde pela Unifesp, vai falar sobre “Cuidado Ético Político no Campo Álcool e outras Drogas”.
O Núcleo ETC está localizado na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, em Santa Rosália.
