Obras na Av. Victor Andrew exigem troca de trecho de adutora que abastece região do Éden
Intervenção resultará em interrupção de água em data a ser definida
As obras de duplicação da Avenida Victor Andrew, artéria no conjunto viário de acesso à Zona Industrial de Sorocaba, assim como a Avenida Independência, culminaram na necessidade de substituição de um trecho da adutora de abastecimento de água para a região do Éden. A intervenção, cujos novos dutos estão sendo instalados nesta semana, resultará, nas próximas semanas, na interrupção temporária do fornecimento de água àquela área para que o Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Saae) conecte o novo trecho de adutora ao sistema de abastecimento da região. A ação deverá ocorrer num final de semana para minimizar o desabastecimento.
Segundo o gerente de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), Olavo Ferreira, pasta responsável pelo projeto, durante as obras de duplicação da avenida foi identificada uma adutora com mais de quarenta anos de existência, numa profundidade comprometedora em relação à instalação da nova pista daquele corredor. Para evitar problemas de rompimentos no sistema, o antigo dispositivo de fibrocimento está sendo substituído por um novo composto de tubos metálicos de trezentos milímetros.
O trecho da rede de distribuição de água que está sendo substituído fica nas imediações da rua Aureliano César do Nascimento, interligação com a Estrada da Campininha. Ao todo, estão sendo trocados mil metros de tubulação a partir da rua Salvador Leite Marques, no Éden. “Serão cerca de cinco intervenções neste trecho”, disse Olavo.
Uma linha de fornecimento de gás, que também corta o mesmo trecho da avenida, foi readequada pela concessionária como medida preventiva para aumentar a segurança.
Interrupção
Ainda não há data para a interrupção no fornecimento de água à Zona Industrial. Apesar de as obras estarem dentro do cronograma, se houver mais chuva, o trabalho de troca da tubulação pode ser prejudicado. Na quarta-feira (22), por exemplo, o serviço foi interrompido em função das chuvas do período da tarde. O trabalho foi retomado na manhã desta quinta-feira (23).
A expectativa da Semob é de que, no início de maio, o Saae possa interligar a nova adutora ao sistema de abastecimento. Segundo o gerente da obra, o processo exige o desligamento de bombas e o fechamento de ramal por um período de até quatro horas. O retorno consome tanto ou mais tempo, visto que é necessário controlar a pressão da liberação da água. A população será avisada por meio de comunicados e notícias na mídia.
De acordo com projeto da Semob, a Victor Andrew terá duas pistas de cada lado da avenida, com quatro faixas para os veículos e ciclovia. O processo completo inclui obras de duplicação, pavimentação e recapeamento, que somam cerca de 43 mil metros quadrados de asfalto, além de implantação de drenagem de águas pluviais, paisagismo, ciclovia e novo sistema de iluminação.
Tags:Obras, Obras, Pavimentação, Pavimentação
