Trabalhos começaram pela manhã, mesmo com o adiamento, para quinta-feira, da interrupção do tráfego em trecho da avenida Américo Figueiredo
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) iniciou na manhã desta quarta-feira (15) as obras emergenciais para reconstrução dos sistemas de drenagem de águas pluviais em dois trechos afetados pela inundação do córrego Itanguá, na Zona Oeste, no último dia 10 de março. As intervenções acontecem de forma simultânea nos trechos onde as avenidas Américo Figueiredo e Adão Pereira de Camargo cortam o córrego. A estimativa é que os trabalhos sejam concluídos em até sessenta dias.
“Nesses dois locais estamos realizando um serviço em definitivo. São passagens com vão livre de oito metros e, em qualquer circunstância de inundação, não haverá mais situação de risco à vida, como chegou a acontecer num desses pontos. Não terá mais problema de enroscar sofá e colchão velho e obstruir a passagem de água”, informa o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que hoje vistoriou as obras, orçadas em R$ 2.507.538,96.
O adiamento da interrupção do trânsito de veículos pela avenida Américo Figueiredo, no trecho de travessia sobre o córrego Itanguá e que estava prevista para hoje (dia 15), não impediu o início dos serviços no local. O imprevisto foi decorrente da paralisação dos motoristas do transporte coletivo público. “Com isso há mais carros nas ruas e risco de lentidão e congestionamento, sobretudo nos horários de pico, por isso adiamos”, conta Adriano Borges, gerente de fiscalização da Urbes – Trânsito e Transportes. O fechamento da via está previsto para ocorrer a partir das 9h desta quinta-feira (dia 16).
As obras
Enquanto isso, nas duas áreas, funcionários da empresa Ellenco Construções Ltda., contratada por meio de processo licitatório em caráter emergencial, fazem a limpeza dos arredores utilizando máquinas e caminhões. A ação começou às 7h. “Toda essa limpeza deve durar quatro dias, o que inclui desassoreamento do córrego, retirada de mato e sujeira”, revela Paulo Pereira, funcionário da empresa.
A sinalização de trânsito em ambos os locais foi reforçada e uma equipe do Saae iniciou os preparativos para o deslocamento de uma adutora que passa pelo ponto de obras na Av. Américo Figueiredo. No trecho da Av. Adão Pereira de Camargo, topógrafos fazem a demarcação da área, aponta o engenheiro civil Maurício Gonçalves, da Ellenco. Ele confirmou que a partir da obstrução do trânsito na Av. Américo Figueiredo terá início a terraplanagem dos arredores e as intervenções na travessia.
A previsão é que as obras no referido trecho da Av. Américo Figueiredo mobilizem por dia, em média, quinze funcionários da Ellenco, entre operários, engenheiros e técnicos. No outro trecho serão dez trabalhadores, onde uma nova travessia será construída ao lado da atual, cuja interligação de acesso terá novo desenho para melhorar o fluxo de veículos. “Se constatarmos a necessidade de mais operários, vamos chamar os que atuam em outras obras da empresa. O mesmo se aplica às máquinas”, garante Paulo.
Trânsito e transporte coletivo
Um esquema especial para o trânsito e o transporte coletivo foi montado pela Urbes para garantir a fluidez ao tráfego de veículos e a segurança de todos durante o período de obras na Avenida Américo Figueiredo. Nos horários de pico, os amarelinhos da Urbes – Trânsito e Transportes já começaram a monitorar o trânsito nas proximidades que, a partir desta quinta-feira, contará inlcusive com sinalização de desvio e orientações.
Informações sobre os desvios também podem ser obtidas no site da Urbes (www.urbes.com.br) e pelo telefone 118.
Desvio do transporte coletivo
As linhas 60 – Ouro Fino, 73 – Júlio de Mesquita e 77 – Santa Bárbara (via Av. Gal. Carneiro) do transporte coletivo serão desviadas da seguinte forma:
• Do Terminal Santo Antônio ao bairro: seguem normal até a Rua Américo Figueiredo, depois segue via Alamedas das Camélias, dos Cravos, das Azaléas e Rua Jorge Campestrini, Rua José Maria Marques em direção à Avenida Miguel Patrício de Moraes, retornando para a Avenida Américo Figueiredo para seguir o seu itinerário normal até o ponto final.
• Do Ponto Final ao Terminal Santo Antonio: segue normal até a Avenida Américo Figueiredo, depois segue pela Avenida Miguel Patrício de Moraes, Rua José Maria Marques, Alamedas Jorge Campestrini e das Azaléas e Rua Benedito Ferreira Teles, seguindo seu itinerário normal até o terminal Santo Antonio.
Desvio do trânsito
Os motoristas terão as seguintes opções de trajetos:
• Sentido Wanel Ville: Para os motoristas que seguem em direção ao bairro Wanel Ville a opção de desvio utilizará as seguintes vias: Alamedas das Dálias, dos Unsidiuns, das Acácias e Ruas Profa. Yvonne Tunis Soares, José Angelo Fazano e Avenida Adão Pereira de Camargo. Sentido centro: no retorno em direção ao centro o trajeto é o mesmo, porém utilizando a Alameda das Acácias até sua interseção com a Avenida Américo Figueiredo.
• Sentido Júlio de Mesquita: os motoristas que seguem em direção ao bairro Júlio de Mesquita Filho podem utilizar como opção de rota as Alamedas das Azaléas, Ruas Jorge Campestrini, José Maria Marques, Patrício de Moraes e Leondino Caramez, optando pelas Avenidas Santa Cruz ou Américo Figueiredo. Sentido centro: o trajeto proposto será o mesmo, até a Alameda das Azaléas, quando o motorista deverá acessar à Rua Benedito Ferreira Teles em direção ao centro ou, se preferirem, poderão utilizar como rota a Avenida Santa Cruz.