Obras emergenciais na região do córrego Itanguá completam dez dias
Equipe do Saae planeja concluir neste fim de semana a transposição de um emissário de esgoto
As obras emergenciais de reconstrução dos sistemas de drenagem de águas pluviais na região do córrego Itanguá completam nesta sexta-feira (dia 24) o décimo dia de intervenções no local. No trecho onde o manancial corta a avenida Américo Figueiredo, uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) planeja concluir até domingo (dia 26) a transposição de um emissário de esgoto. O outro ponto que sofre intervenção é no cruzamento com a avenida Adão Pereira de Camargo, onde é feita a abertura do leito e preparação de solo para construção de uma nova travessia.
Os trabalhos começaram no último dia 15 e, desde então, cerca de 560 m³ de terra e entulho – o equivalente a 36 caminhões carregados – foram retirados do local. A partir de segunda-feira (27), o restante da galeria no ponto onde o córrego cruza a Av. Américo Figueiredo será retirado para dar início à construção de uma nova. As obras são executadas pela empresa Ellenco Construções Ltda.
O Saae esclarece que a rede de distribuição de água tratada existente no local deverá ser remanejada de local em três oportunidades, de acordo com planejamento da empreiteira que executa as intervenções. O primeiro remanejamento ocorreu no último final de semana e os outros dois serão executados pelo Saae nos momentos em que a construtora comunicar à autarquia. Já o emissário de esgoto será remanejado de local em apenas uma oportunidade. O trabalho teve início na quinta-feira (23/04) e deve ser concluído até o domingo (26/04). Finalizadas essas intervenções a travessia sobre a Av. Américo Figueiredo será totalmente interrompida para recomposição do sistema de drenagem. Hoje o trânsito a pé e de bicicleta é possível pelo local, o que estará comprometido a partir da segunda-feira.
Enquanto as obras acontecem, a Urbes – Trânsito e Transporte mantém o esquema especial para o trânsito de veículos, de forma a garantir a fluidez nos arredores e a segurança de todos durante o período. Os amarelinhos monitoraram o trânsito nas proximidades das obras, sobretudo nos horários de pico de movimento. Duas rotas de desvios foram criadas e seus trajetos podem ser obtidos no site da Urbes (www.urbes.com.br) e pelo telefone 118.
Na Av. Adão Pereira do Camargo não foi necessária a interdição da travessia e a empresa responsável pelas obras faz a limpeza da área e prepara o solo para iniciar a construção da fundação que sustentará as novas galerias. Estas terão formato retangular, o que permitirá a passagem livre de água por um vão de seis metros de largura por quatro de altura. Esse tipo de aduela também será usado na travessia da Av. Américo Figueiredo.
A Secretaria Municipal de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) informa que as obras estão orçadas em R$ 2.507.538,96 e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até sessenta dias contados a partir do início das obras.
Serviço:
Desvio do transporte coletivo
As linhas 60 – Ouro Fino, 73 – Júlio de Mesquita e 77 – Santa Bárbara (via Av. Gal. Carneiro) do transporte coletivo serão desviadas da seguinte forma:
• Do Terminal Santo Antônio ao bairro: seguem normal até a Rua Américo Figueiredo, depois segue via Alamedas das Camélias, dos Cravos, das Azaléas e Rua Jorge Campestrini, Rua José Maria Marques em direção à Avenida Miguel Patrício de Moraes, retornando para a Avenida Américo Figueiredo para seguir o seu itinerário normal até o ponto final.
• Do Ponto Final ao Terminal Santo Antonio: segue normal até a Avenida Américo Figueiredo, depois segue pela Avenida Miguel Patrício de Moraes, Rua José Maria Marques, Alamedas Jorge Campestrini e das Azaléas e Rua Benedito Ferreira Teles, seguindo seu itinerário normal até o terminal Santo Antonio.
Desvio do trânsito
Os motoristas terão as seguintes opções de trajetos:
• Sentido Wanel Ville: Para os motoristas que seguem em direção ao bairro Wanel Ville a opção de desvio utilizará as seguintes vias: Alamedas das Dálias, dos Unsidiuns, das Acácias e Ruas Profa. Yvonne Tunis Soares, José Ângelo Fazano e Avenida Adão Pereira de Camargo. Sentido centro: no retorno em direção ao centro o trajeto é o mesmo, porém utilizando a Alameda das Acácias até sua interseção com a Avenida Américo Figueiredo.
• Sentido Júlio de Mesquita: os motoristas que seguem em direção ao bairro Júlio de Mesquita Filho podem utilizar como opção de rota as Alamedas das Azaléas, Ruas Jorge Campestrini, José Maria Marques, Patrício de Moraes e Leondino Caramez, optando pelas Avenidas Santa Cruz ou Américo Figueiredo. Sentido centro: o trajeto proposto será o mesmo, até a Alameda das Azaléas, quando o motorista deverá acessar à Rua Benedito Ferreira Teles em direção ao centro ou, se preferirem, poderão utilizar como rota a Avenida Santa Cruz.
