Novas galerias pluviais começam a ser instaladas na próxima semana
As obras emergenciais de reconstrução dos sistemas de drenagem de águas pluviais na região do córrego do Itanguá entraram na terceira semana de intervenções e o prazo de conclusão dos serviços está mantido em 60 dias, a partir do início dos trabalhos, o que ocorreu no último dia 15. A previsão é que as novas galerias que serão instaladas, tanto no trecho onde o manancial corta a avenida Américo Figueiredo quanto a avenida Adão Pereira de Camargo, chegue no próximo dia 6, informa a Secretaria Municipal de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob).
No trecho da avenida Américo Figueiredo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) concluiu a transposição de um emissário de esgoto, de 400 milímetros de diâmetro em aço, assim como do remanejamento da rede de água tratada existente no local, de 300 milímetros de diâmetro em material de PVC. Uma empresa terceirizada, a serviço da CPFL Piratininga, faz hoje (dia 30) a remoção da rede elétrica, e a Telefônica é aguardada para redirecionar o cabeamento que cruza o córrego Itanguá no ponto onde ocorre a intervenção.
O restante das obras, nos dois pontos, está sob a responsabilidade da empresa Ellenco Construções Ltda. No local, duas máquinas fazem a retirada de terra para preparar o solo para a instalação de 16 metros de extensão de galerias, que permitirão a livre passagem de água. A travessia do córrego pela Av. Américo Figueiredo está totalmente interrompida e a movimentação de máquinas e caminhões chama a atenção de populares.
Curiosidade e muita terra
O autônomo José Antônio Claro, 63 anos, nesta quarta-feira (dia 30) levou o neto Dênis, 3 anos, para admirar as retroescavadeiras. “Essa obra tem uma necessidade muito grande. Aposto que vai ficar muito bom depois de pronto, seja para garantir que não ocorram mais alagamentos quanto para melhorar o tráfego”, disse José, que há 16 anos mora naquela região do Jardim Simus e não esconde a curiosidade quanto às obras.
As escavações no local chegarão a 8 metros de profundidade. Até o momento, a Ellenco removeu 1.575 metros cúbicos de terra e entulhos, somente do trecho da Av. Américo Figueiredo. A quantidade equivale a 112 caminhões cheios. “Não dá para imaginar o quanto de terra já tiraram daqui. De início parece pouco, mas é muita coisa”, diz o masseiro José Ricardo Verônica, residente no bairro Cidade Jardim, e que a cada dois dias passa por aquele local para acompanhar o ritmo das obras. “Está bem rápido”, completa.
A Urbes – Trânsito e Transporte mantém um esquema especial para o trânsito de veículos, para garantir a fluidez nos arredores e a segurança de todos durante o período. Os amarelinhos monitoraram o trânsito nas proximidades do trecho em obras na Av. Américo Figueiredo, sobretudo nos horários de pico de movimento. Duas rotas de desvios foram criadas e seus trajetos podem ser obtidos no site da Urbes (www.urbes.com.br) e pelo telefone 118.
Instalação de galerias
No outro ponto de obras emergenciais, na Av. Adão Pereira do Camargo, a Ellenco continua a limpeza da área, com a retirada de terra e entulho. Um canal foi feito para escoamento do córrego e a fundação para sustentar outros 16 metros de galerias está pronta, só resta fazer o bombeamento da água acumulada e o acabamento. Esse trecho será o primeiro a receber as aduelas em formato retangular, confirmou o setor de engenharia da Ellenco. Depois de prontas, as galerias terão oito metros de largura por quatro de altura.
Neste final de semana prolongado, em virtude do feriado do Dia do Trabalho celebrado nesta sexta-feira (dia 1º de maio), as intervenções nos dois trechos em obras estarão suspensas, mas o monitoramento do trânsito vai continuar. Os serviços de construção civil serão retomados na próxima segunda-feira. As obras, conforme a Semob, estão orçadas em R$ 2.507.538,96.
Serviço:
Desvio do transporte coletivo
As linhas 60 – Ouro Fino, 73 – Júlio de Mesquita e 77 – Santa Bárbara (via Av. Gal. Carneiro) do transporte coletivo serão desviadas da seguinte forma:
• Do Terminal Santo Antônio ao bairro: seguem normal até a Rua Américo Figueiredo, depois segue via Alamedas das Camélias, dos Cravos, das Azaléas e Rua Jorge Campestrini, Rua José Maria Marques em direção à Avenida Miguel Patrício de Moraes, retornando para a Avenida Américo Figueiredo para seguir o seu itinerário normal até o ponto final.
• Do Ponto Final ao Terminal Santo Antonio: segue normal até a Avenida Américo Figueiredo, depois segue pela Avenida Miguel Patrício de Moraes, Rua José Maria Marques, Alamedas Jorge Campestrini e das Azaléas e Rua Benedito Ferreira Teles, seguindo seu itinerário normal até o terminal Santo Antonio.
Desvio do trânsito
Os motoristas terão as seguintes opções de trajetos:
• Sentido Wanel Ville: Para os motoristas que seguem em direção ao bairro Wanel Ville a opção de desvio utilizará as seguintes vias: Alamedas das Dálias, dos Unsidiuns, das Acácias e Ruas Profa. Yvonne Tunis Soares, José Angelo Fazano e Avenida Adão Pereira de Camargo. Sentido centro: no retorno em direção ao centro o trajeto é o mesmo, porém utilizando a Alameda das Acácias até sua interseção com a Avenida Américo Figueiredo.
• Sentido Júlio de Mesquita: os motoristas que seguem em direção ao bairro Júlio de Mesquita Filho podem utilizar como opção de rota as Alamedas das Azaléas, Ruas Jorge Campestrini, José Maria Marques, Patrício de Moraes e Leondino Caramez, optando pelas Avenidas Santa Cruz ou Américo Figueiredo. Sentido centro: o trajeto proposto será o mesmo, até a Alameda das Azaléas, quando o motorista deverá acessar à Rua Benedito Ferreira Teles em direção ao centro ou, se preferirem, poderão utilizar como rota a Avenida Santa Cruz.