Data para liberação da via ao tráfego de veículos depende de resultado de análise da cura do concreto utilizado na pista
As obras no prolongamento da Rua Araçoiaba, no Centro de Sorocaba, já estão concluídas. A Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) informa que os trabalhos terminaram nesta terça-feira (30) e que faltam apenas a limpeza do local e a pintura de sinalização de solo. A data para a abertura da via, no entanto, ainda está indefinida e depende de resultado de teste que será realizado ainda esta semana para constatar se a cura do concreto já está adequada para suportar o tráfego de veículos.
A implantação da pista ao lado do Pátio Cianê Shopping faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo empreendimento com a Prefeitura de Sorocaba e o Ministério Público. A empreendedora do shopping arcou com os recursos das obras viárias, enquanto a Prefeitura se responsabilizou pelas desapropriações. O local inicialmente recebeu asfalto, mas apresentou defeito logo após a abertura ao tráfego, no dia 26 de fevereiro.
A reconstrução da via ficou sob a responsabilidade das empresas Fortaleza e Construtora Fonseca & Mercadante, contratadas pelo Patio Cianê Shopping. O trabalho começou no dia 1º de junho e foi concluído dentro do prazo previsto, que vencia nesta terça-feira (30). A concretagem teve início no último dia 18 e o último trecho de calçada foi feito no início da manhã desta terça-feira (30), no ponto de acesso à rua Comendador Oetterer, bem como a instalação dos últimos pisos táteis.
Nesta quarta-feira (dia 1º) será feita a lavagem da pista e a limpeza do local, inclusive com a remoção dos restos de entulho. Na quinta-feira (2), ocorrerá a pintura de sinalização de solo. As placas de trânsito e de pontos de parada de ônibus já foram instaladas. O engenheiro da Semob, Hideo Kamada, explica que também para quinta-feira (2) está previsto o teste para avaliar o processo de cura do concreto da pista, sendo que um segundo exame será realizado no final de semana. Ao todo, 150 m³ de concreto foram utilizados somente na pista.
Por enquanto, o acesso ao prolongamento da Rua Araçoiaba, pela Rua Dr. Luiz Ferraz Sampaio Júnior, está permitido apenas para veículos de serviço ou para carga e descarga nas docas do shopping. “O acesso antes era pela Rua Comendador Oetterer, mas fechamos para fazer as últimas intervenções. Depois, a Rua Araçoiaba será aberta para o fluxo de ônibus, bem como caminhões que se dirigem às docas do shopping”, frisa o mestre de obras da Construtora Fonseca & Mercadante, Assuete da Silva Gonçalves.
O projeto da obra especifica que a camada de concreto da pista teria dezesseis centímetros de espessura, mas há pontos em que a camada chegou a 18,5 centímetros, como forma de corrigir irregularidades no piso e não deixar ondulações na pista. Ao todo, 12,8 toneladas de malha de ferro, correspondente a 245 painéis de 2,45 metros por seis metros, foram utilizadas na estrutura da pista. Antes da concretagem houve a remoção completa do asfalto que havia sido feito naquele trecho da Rua Araçoiaba. O novo pavimento desse trecho terá vida útil de pelo menos trinta anos.
Ônibus
A Urbes – Trânsito e Transporte já havia definido as mudanças que serão feitas no transporte coletivo na região onde a nova via será entregue. Com a nova via, os ônibus que vêm da zona norte pela Rua Comendador Oetterer acessam o Terminal Santo Antônio pela continuação da Rua Araçoiaba, sem ter de ingressar na Rua Dr. Álvaro Soares. As alterações buscam dar mais fluidez ao trânsito. Enquanto a pista não estiver liberada, os ônibus continuam circulando pela Rua Dr. Rua Álvaro Soares, diariamente.