Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/obras-do-rdc-agua-vermelha-completam-dois-meses-depois-de-serem-retomadas/
Acessado em: 01/12/2025 - 17h06

Obras do RDC Água Vermelha completam dois meses depois de serem retomadas

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

Diretor-geral do Saae realizou vistoria e determinou agilidade

 

As obras do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha estão completando dois meses, a partir da sua retomada, depois que a empresa vencedora da nova licitação promovida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba começou a cumprir a ordem de serviço e iniciou as intervenções.

Neste momento, os trabalhos estão concentrados no RDC 1, na confluência das avenidas Washington Luiz e Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, onde trabalhadores, máquinas e caminhões da empreiteira A. Fernandez Engenharia e Construções Ltda. se movimentam para concluir a primeira das duas bacias de contenção previstas.

Em vistoria realizada no local na última segunda-feira (14/09), o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Rodrigo Maldonado, juntamente com as engenheiras responsáveis pelos departamentos de esgoto e de drenagem da autarquia, constatou que o trabalho se concentra em uma das travessias do córrego, onde os antigos tubos de cimento estão sendo substituídos por aduelas de concreto, “o que vai possibilitar uma vazão das águas muito maior naquele ponto, que até então se constituía num gargalo, responsável por um dos pontos de alagamento que serão corrigidos com essas obras”, explica.

Durante a vistoria realizada, o diretor-geral cobrou do engenheiro-chefe da empreiteira contratada maior agilidade nas obras, principalmente após as últimas chuvas, que provocaram a paralisação momentânea dos serviços. “O prazo contratual é de 12 meses para a conclusão dessas obras e vamos trabalhar para que não ocorra qualquer atraso no cronograma estabelecido”, enfatizou Maldonado.

Duas bacias

As obras do RDC Água Vermelha consistem na implantação de duas bacias de contenção interligadas, visando a eliminação de pontos de alagamentos registrados em períodos de fortes chuvas nos cruzamentos das avenidas Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha; Washington Luiz com Comendador Pereira Inácio; e Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad.

A área total da obra é de 42.650 metros quadrados, abrangendo cinco bairros: Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador. Uma das bacias (RDC 1), a que está atualmente em obras, terá 12.750 metros quadrados, com capacidade para 31.875 metros cúbicos de água, num espaço formado pelas avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Abraham Lincoln e rua Padre José Carlos Simões.

A outra bacia de contenção (RDC 2) será construída numa área de 29.900 metros quadrados, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairú, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, e terá capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água.

O funcionamento do novo sistema de drenagem consistirá, basicamente, no armazenamento das águas de chuva pelas duas bacias por um determinado período, até que elas atinjam o seu volume máximo de contenção, quando então tem início o escoamento gradativo das águas por um sistema de extravasão, permitindo minimizar as ocorrências de transbordamento do córrego Água Vermelha e consequentemente eliminar  os pontos de alagamentos de vias, as interdições do tráfego de veículos e demais ocorrências verificadas em situações como essa.

As intervenções incluem ainda a substituição das atuais tubulações por aduelas de concreto nos pontos de travessia do córrego, permitindo vazão muito maior de suas águas e a eliminação dos “estrangulamentos” que provocam alagamentos.

A obra será completada com a urbanização no entorno das duas bacias de contenção, que serão interligadas, com a implantação de ciclovia e pista de caminhada, entre outros equipamentos de lazer, formando o que se denominará Parque dos Estados.