Obras do coletor-tronco do Pirajibu estão com mais de 90% concluídas
Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br
Único córrego da cidade ainda não totalmente saneado, o Pirajibu está próximo de ter todo o seu esgoto coletado e tratado, no trecho em que atravessa Sorocaba, visto que as obras do seu coletor-tronco estão em pleno andamento, e com 92% das intervenções previstas já concluídas.
Dos 11.053 metros de tubulações de concreto previstos, com diâmetros que variam de 500 a 800 milímetros, restam apenas 900 metros para serem instalados.
Na primeira etapa das obras, os tubos foram implantados pelo método convencional, com a abertura de valas, e no momento as frentes de trabalho se concentram nos trechos mais complexos, que exigem a aplicação do método não destrutível, com a utilização de um equipamento denominado shield (“tatuzão”), que escava o solo e crava os tubos de forma simultânea.
Para que a operação deste “tatuzão” seja possível, é necessário abrir poços de visita com até 8 metros de profundidade e de diâmetro, o que vem sendo feito nesta semana na travessia sob a rua Flor de Carvalho, no bairro do Éden, e o que será feito em seguida na travessia sob a avenida Paraná, no Cajuru.
A etapa final do coletor-tronco do Pirajibu será a mais complexa da obra, que vai se constituir na travessia dos tubos sob o rio Sorocaba, nas proximidades do Parque Vitória Régia, onde ocorre a foz do córrego. Para que o shield (“tatuzão”) possa fazer a escavação embaixo do rio, numa extensão de 40 metros, serão escavados dois poços de visitas, um em cada margem do rio.
Nesta quarta-feira (13/07) foi finalizado o trabalho de estabilização da área às margens do rio Sorocaba, para que a escavação dos poços ocorra com segurança, devido a proximidade de água, oportunidade em que foi utilizada uma técnica avançada, denominada jet-grouting, cujos equipamentos injetam argamassa de cimento no subsolo.
Esgoto coletado e tratado
O coletor-tronco do ribeirão Pirajibu começa na avenida Conde Zeppelin, em frente à Estação de Tratamento de Água do Éden, e vai margeando todo o ribeirão, seguindo a sua várzea e passando por áreas particulares e fundos de alguns loteamentos, nas regiões dos bairros do Éden e Cajuru, até chegar ao rio Sorocaba, na região do Parque Vitória Régia, onde ocorre a sua foz.
As obras deverão ser concluídas até o final deste ano, possibilitando a captação de todo o esgoto gerado pela população residente nas regiões do Éden e Cajuru, cuja carga será direcionada para a Estação de Tratamento de Esgoto S-2, que está em operação desde 2010.
