Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/obras-de-reforma-e-ampliacao-da-etaeden-completam-tres-meses/
Acessado em: 30/11/2025 - 09h21

Obras de reforma e ampliação da ETA/Éden completam três meses

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

Lançadas no mês de maio deste ano, as obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água “Eng. Celso Eufrásio Monteiro”, a ETA/Éden, estão completando três meses, em pleno desenvolvimento, com intervenções em todas as suas unidades, reunindo cerca de cinquenta trabalhadores, entre engenheiros, técnicos e operários, da empresa vencedora da licitação e contratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba.

De acordo com o contrato assinado, no valor de R$ 15.544.664,10, com recursos de financiamento da Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Saneamento para Todos (PAC2), e contrapartida da autarquia, as obras têm prazo de dezoito meses para serem concluídas.

De acordo com o projeto executivo da obra, as intervenções previstas abrangem toda a estação, começando com a captação da água bruta na represa do Ferraz, localizada em frente a ETA. Nesse local, está sendo instalada mais uma adutora e a até então existente será reformada, enquanto que a estação elevatória de água está ganhando novos motores e bombas, de potência maior, possibilitando mais velocidade e volume de água captada para tratamento.

 Com a inclusão de mais uma adutora de captação, a ETA/Éden ganhará também uma estrutura divisora de vazão, além de mais um módulo de floculadores mecanizados, passando a contar com dois módulos desse equipamento responsável pela coagulação das impurezas presentes na água bruta.

A estrutura da ETA passará a contar também com um novo módulo de tratamento, formado por um decantador e quatro filtros rápidos de dupla camada. Essa estrutura de filtragem da estação ganhará maior eficiência com mais uma intervenção prevista nas obras de ampliação e reforma, que consistirá na implantação de um reservatório elevado de 400 mil litros, destinado especialmente para a lavagem dos filtros, e possibilitando maior qualidade da água distribuída à população.

Segurança, economia e adequação ambiental

Além de possibilitar a ampliação da capacidade de produção e qualidade da água, as obras de ampliação e reforma da ETA/Éden permitirão maior nível de segurança, economia e adequação ambiental em suas operações.

No campo da segurança, a unidade passará a contar com uma bacia de contenção para o acondicionamento dos tanques de produtos químicos utilizados no processo de tratamento, com o objetivo de prevenir acidentes e proteger e o meio ambiente.

Para a otimização e economia das operações da estação, a ETA/Éden está ganhando uma nova casa de química e de cloradores, além de novas bombas dosadoras dos produtos utilizados. Ainda nesse processo de utilização dos produtos químicos, a estação de tratamento contará com bombas mais potentes no processo de recirculação de água para as injeções de cloro, contribuindo para maior velocidade e eficiência do processo de tratamento.

No que diz respeito à preservação do meio ambiente, a ETA/Éden está ganhando um novo prédio de tratamento do lodo que é gerado no processo de tratamento da água, que vai permitir o acondicionamento químico, adensamento e desidratação mecânica do lodo por centrifugação, possibilitando um tratamento completo do subproduto gerado e sua disposição final adequada, dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos ambientais.