Obras de recuperação da adutora rompida entram na sua fase final

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br
Estrutura para recompor trecho danificado está pronta para instalação
 
As obras de recuperação da adutora de 800 milímetros de diâmetro, que teve um trecho de 25 metros rompido no início desta semana, após um temporal que caiu sobre Sorocaba, estão em sua reta final, depois de quatro dias ininterruptos de trabalho.
 
Neste sábado (04), chegaram ao local das intervenções os equipamentos que possibilitarão a recomposição do trecho rompido, incluindo uma treliça metálica já com os tubos fixados e o guindaste que será o responsável para colocar essa estrutura no vão que ficou após o acidente.
 
A treliça a ser instalada é uma estrutura em forma de ponte, com 35 metros de extensão e 9 toneladas de peso, e quando instalada pelo guindaste de 50 toneladas terá as extremidades soldadas nas duas pontas da adutora rompida.
 
Para que o peso desse equipamento possa ser suportado, é necessário um acesso e um terreno compactado e estabilizado, o que não vem sendo possível se manter no local, devido as chuvas que voltaram a ocorrer em alguns períodos.
 
Desta forma, durante todo esse sábado uma das frentes de trabalho foi a compactação e repavimentação da estrada de 350 metros que dá acesso ao local das intervenções, bem como do platô que será necessário preparar para suportar a estrutura metálica com os tubos e mais o guindaste, que vai levantá-la e colocá-la no lugar.
 
Paralelamente, as equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras trabalharam na construção do pilar de concreto armado e de aço, que suportará a treliça metálica, formado por aduelas circulares de 2,5 metros de diâmetro, com o interior concretado, depois de receber gaiolas de aço para a sustentação necessária.
 
A expectativa do diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, é de que ocorra um período de estiagem, possibilitando a estabilização do acesso e do platô, que receberão os pesos da treliça e do guindaste, e desta forma seja possível cumprir o prazo estabelecido pelo prefeito José Crespo, de restabelecer o abastecimento na cidade até o final da próxima segunda-feira (06).

Tags:, ,