Obra do RDC tem mais uma nova frente de trabalho em andamento
Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br
Estrutura de controle de vazão recebeu última concretagem
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba deu início nesta semana a uma nova frente de trabalho nas obras do Reservatório de Detenção de Cheias do Córrego Água Vermelha, com a implantação de mais uma galeria celular de concreto armado, cujo objetivo é eliminar pontos de “estrangulamento” das águas do córrego e consequentemente minimizar as ocorrências de alagamentos em períodos de fortes chuvas.
A atual frente de trabalho do RDC vem sendo executada na confluência da avenida Washington Luiz com a rua Barão do Rio Branco, local onde serão instaladas sob as pistas aduelas de concreto de 6 metros de largura por 2,50 de comprimento, numa extensão de 30 metros, intervenção que deverá ser finalizada em cerca de vinte dias.
Além desta galeria celular, a obra prevê outras cinco, das quais duas já estão finalizadas, nas ruas Padre José Carlos Simões e Abraham Lincoln. As outras duas restantes serão implantadas nas ruas Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Garcia Redondo, com 45 e 24 metros de extensão, respectivamente.
Também no início desta semana, a autarquia realizou a última etapa de concretagem da estrutura de controle de vazão do RDC, em suas paredes internas. Essa estrutura será responsável pela drenagem gradativa das águas armazenadas na bacia de contenção em dias de chuvas intensas.
O RDC Água Vermelha consiste na implantação de duas bacias de contenção, visando à eliminação de pontos de alagamentos registrados em períodos de fortes chuvas nos cruzamentos da Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha; Washington Luiz com Comendador Pereira Inácio e Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad. A área total da obra é de 42.650 metros quadrados, abrangendo o Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador.
A primeira bacia, que se encontra atualmente em obras, possui área de 12.750 metros quadrados, com capacidade para 31.875 metros cúbicos de água, num espaço formado pelas avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Abraham Lincoln e rua Padre José Carlos Simões. A segunda bacia de contenção será construída em seguida, numa área de 29.900 metros quadrados, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairu, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, e terá capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água.
O funcionamento do novo sistema de drenagem, de acordo com os engenheiros do Saae/Sorocaba, consiste basicamente na contenção das águas de chuva pelas bacias por um determinado período, até que elas atinjam o seu volume máximo de contenção, quando então tem início o escoamento gradativo da água por um sistema extravasor, permitindo assim a eliminação do transbordamento do córrego Água Vermelho e consequentemente resolvendo os pontos de alagamentos de vias, as interdições do tráfego de veículos e demais transtornos verificados em situações como essa.
Tags:Água e Esgoto, Saae
