Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/obra-do-rdc-recebe-concretagem-na-estrutura-de-controle-de-vazao/
Acessado em: 20/01/2026 - 04h17

Obra do RDC recebe concretagem na estrutura de controle de vazão

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

As obras do Reservatório de Detenção de Cheias do Córrego Água Vermelha, que vêm sendo desenvolvidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, começaram a receber nesta sexta-feira (26/08) a aplicação de concreto em sua estrutura de controle de vazão, dispositivo que vai regular a drenagem das águas em período de chuvas intensas, para a eliminação de pontos de alagamentos.

A área que está recebendo a intervenção é uma caixa de 33 metros de comprimento por 12 metros de largura e 2,5 metros de altura. Numa primeira etapa, foi concretado o piso, com a utilização de três caminhões-betoneira, que se revezaram na aplicação dos 100 metros cúbicos de concreto utilizados, com o apoio de quinze servidores da autarquia, que participaram da operação. Na sequência, serão concretadas as laterais da estrutura e as paredes internas.

Para a execução desta concretagem, houve toda uma preparação preliminar, incluindo a implantação das estacas de contenção ao redor do espaço destinado à estrutura de controle de vazão; a aplicação de três camadas de pedras; e a colocação de ferragem para a sustentação da massa de concreto.

Paralelamente à concretagem, a autarquia está desenvolvendo outras frentes de trabalho dentro da obra, entre elas a substituição dos antigos tubos por aduelas de concreto nas travessias do córrego Água Vermelha, possibilitando maior vazão das suas águas e a eliminação dos pontos de “estrangulamento” do córrego, que também contribuíam para os alagamentos.

Detalhes da obra

O RDC Água Vermelha consiste na implantação de duas bacias de contenção, visando à eliminação de pontos de alagamentos registrados em períodos de fortes chuvas nos cruzamentos da Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha; Washington Luiz com Comendador Pereira Inácio e Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad.

A área total da obra é de 42.650 metros quadrados, abrangendo o Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador.

A primeira bacia, que se encontra atualmente em obras, possui área de 12.750 metros quadrados, com capacidade para 31.875 metros cúbicos de água, num espaço formado pelas avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Abraham Lincoln e rua Padre José Carlos Simões. A segunda bacia de contenção será construída em seguida numa área de 29.900 metros quadrados, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairu, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, e terá capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água.

O funcionamento do novo sistema de drenagem, de acordo com os engenheiros do Saae/Sorocaba, consiste basicamente na contenção das águas de chuva pelas bacias por um determinado período, até que elas atinjam o seu volume máximo de contenção, quando então tem início o escoamento gradativo da água por um sistema extravasor, permitindo assim a eliminação do transbordamento do córrego Água Vermelho e consequentemente resolvendo os pontos de alagamentos de vias, as interdições do tráfego de veículos e demais transtornos verificados em situações como essa.