Obra da unidade dos Bombeiros da Zona Norte está em ritmo acelerado
Por: Marcelo Andrade
As obras da nova base do Corpo de Bombeiros da Zona Norte de Sorocaba estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas entre o final de maio e início de junho deste ano. Compromisso da Prefeitura firmado em maio do ano passado, em uma reunião entre a administração municipal e o comando da corporação, o empreendimento era uma das reivindicações de moradores e comerciantes estabelecidos nessa região da cidade. A unidade está sendo instalada na avenida Itavuvu, na esquina com rua Yara Pichiguelli de Abreu, no bairro Jardim Maria Antônia Prado. O terreno tem 1,5 mil metros quadrados e a área construída será de 438,47 m2.
De acordo com informações do engenheiro da Secretaria de Conservação, Serviços Público e Obras (Serpo), Edilson Arruda, responsável pela fiscalização da obra, executada pela construtora Maxfox Ltda., o empreendimento está em fase final de construção. Atualmente os serviços se concentram na finalização da cobertura, assim como emboço e o reboco, que estão com 80% concluídos. Também estão com 70% dos serviços executados a instalação do sistema elétrico e hidráulico. Nos próximos dias os trabalhos devem entrar na fase de acabamento, com a execução do contrapiso, piso, revestimento e pintura. A nova unidade do Corpo de Bombeiros também deverá receber uma atenção especial na decoração paisagística.
O prefeito José Crespo destacou que o posto dos bombeiros na Zona Norte é mais um compromisso de campanha que está sendo cumprido. “Essa era uma reivindicação antiga que agora está prestes a se tornar realidade. Uma obra importante para atuação dessa valorosa corporação em prol da população. O tempo de resposta dos bombeiros vai diminuir com o posto. Vai melhorar as condições de atendimento e o resultado final no atendimento”, ressaltou.
A vice-prefeita Jaqueline Coutinho lembra que após dois anos de burocracia junto ao Governo Federal, a atual administração iniciou as obras de construção da nova base do Corpo de Bombeiros. Destaca ainda que a nova unidade tem investimento de R$ 1 milhão de emenda parlamentar e uma contrapartida de R$ 413 mil da Prefeitura de Sorocaba. “A verba foi conquistada após indicação do deputado federal Vitor Lippi, ex-prefeito de Sorocaba”, disse.
Já o comandante interino do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, capitão Roberto Elias de Souza, lembrou que a instalação de uma unidade na região da Zona Norte é um pleito que vem desde 2003 e que agora está prestes a se concretizar. “A Zona Norte é a região com maior concentração populacional e, consequentemente, com maior número de ocorrências. Por isso, essa nova unidade tem uma função estratégica e operacional muito importante para a corporação”, explicou. Voltou a destacar que hoje, todos os postos de Bombeiros estão a no mínimo dez quilômetros dos bairros mais próximos da Zona Norte, o que faz com que nunca se gaste menos de 15 a 20 minutos de deslocamento com as viaturas mais leves, ou até mais de 20 minutos com as mais pesadas, usadas no combate a incêndios.
Viatura
Na última quinta-feira (11), o prefeito José Crespo entregou uma viatura nova ao Corpo de Bombeiros de Sorocaba, na sede da 15° Grupamento, na avenida Dom Aguirre. O veículo – modelo Mitsubishi l200 – foi padronizada em São Paulo e foi entregue pronta para o uso na sede da Corporação, numa cerimônia que contou com diversas autoridades civis e militares. A nova viatura só foi possível por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre uma indústria da região e o Ministério do Trabalho, que definiu um valor para que este repasse pudesse ser convertido em equipamentos. O próprio Corpo de Bombeiros define que tipo de equipamento eles necessitam e o recebem por meio do convênio do Município com o Estado.
