Novos membros da CIPA da Prefeitura tomam posse na segunda-feira

A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Administração (Sead), dá posse na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, aos vinte novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), para o exercício de 2015. A solenidade acontece às 9h, no Salão de Vidro do Paço e deverá contar com a presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

A Prefeitura é uma das maiores empregadoras da cidade e tem um quadro funcional ativo de mais de dez mil pessoas distribuídas por centenas de unidades espalhadas pelo município, além daquelas que ocupam a sede do Poder Executivo, no Alto da Boa Vista.

Organizada no Brasil, no Rio de Janeiro da década de 1940, com a fundação da Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA), a CIPA tornou-se um importante instrumento de apoio e cuidados com os trabalhadores de todos os tipos de empresas. A instituição ganhou nomenclatura própria e suas caraterísticas também se atualizaram. A CIPA saiu do posto de observadora e fiscalizadora das condições físicas dos ambientes de trabalho e do uso de equipamentos de segurança, para tornar-se um organismo ativo também na promoção da saúde do trabalhador em todos os aspectos que envolvem no cotidiano profissional.

Isso inclui, por exemplo, a preocupação com uso correto de mobiliário e até mesmo a roupa e o calçado adequados às atividades das categorias. “As pessoas acham que a CIPA só existe na hora da garantia de direitos mediante alguma ocorrência, mas nossa atuação diz respeito, também, à segurança daquele profissional, por exemplo, que faz uso de salto alto numa função que lhe imputa risco. Imagine uma professora cuidando e crianças pequenas, num pátio”, citou a presidente da nova direção da CIPA, Wanderlene Aparecida Mariano Lopes, servidora da Secretaria da Saúde (SES).

Aniversário

Este ano, a CIPA da Prefeitura de Sorocaba está comemorando dez anos de atividade. Neste período, muito se avançou nas relações com os servidores. 

De fato, segundo Wanderlene, foram os profissionais que se atualizaram diante das atribuições da comissão. Conforme disse, hoje há mais cobrança, mais questionamentos quanto a uma postura mais contundente do grupo, mediante questões de segurança e qualidade de vida no trabalho. Muitas, diz, relacionadas às questões estruturais dos ambientes.

Ela lembra que saúde ocupacional está diretamente relacionada à temperatura do espaço utilizado, à manutenção periódica e eficiente dos equipamentos utilizados, por exemplo. “Não podemos falar de ter mais servidores nos locais sem que seja oferecido espaço onde as tomadas funcionem, onde as mesas tenham área de circulação suficiente e por aí vai”, comentou.

Para essa gestão, Wanderlene disse esperar um contato muito mais estreito com a alta gestão, de modo a garantir investimentos no sentido de proporcionar plenamente a segurança dos servidores públicos municipais. Conforme explicou, o sucesso de um trabalho dessa natureza só pode ser sustentado sobre o tripé ‘tempo-educação-dinheiro’. “O primeiro, porque dependemos de olhar nos olhos, nos comunicar, entender o que se passa em cada lugar. O segundo, porque trata-se da mudança de comportamento por meio do conhecimento e do respeito ao todo. E o dinheiro, porque sem ele não é possível ter aquilo que se precisa para proteger o trabalhador”, completou.

Além da presidente, assumem a gestão CIPA por um ano os servidores representantes eleitos por seus pares: Titulares – Luciano Garcia Castro (Sedu), Eduardo Luiz Matos Lopes (Sedu), Igor Nogueira (SES), Marcelo Stefani (SES), Luis Renato Sant’anna (Sead) e Solange Fátima de Barros (SES). Os suplentes são Elaine Francine Ladeia dos Santos Silva; Alexandro Pereira da Silva; Márcio José Pedroso, Alexandro Olegário de Arruda e Carlos Alberto da Silva, todos lotados na SES. 

Os membros da CIPA designados pelo Executivo são: titulares – Claudia Regina Pires dos Santos Mathias (SES); Eraldo Paulo da Silva (SEG); Rafael Ricardo (Serp), Paulo Marcos de Souza (Sedes) e Larissa Rondello (secult). Na suplência, ficaram Djalma Rodrigues Muniz e Diva Gomes de Almeida (ambos da Sedu), André Salvador Antunes de Almeida (Sema), Ubiratan Reis de Oliveira (Sead) e Mariana Rodrigues Dini (Semob).

 

Tags:,