Novo trecho da Alameda Batatais começa a receber pavimentação

Previsão é de que obras na marginal direita do rio Sorocaba, próximo à ponte Pinga-Pinga, sejam concluídas em agosto

As equipes da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) iniciaram a pavimentação de mais um trecho da avenida que está sendo implantada à margem direita do rio Sorocaba. Desta vez, a melhoria contempla parte do trecho entre a ponte do Pinga-Pinga e o Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira. A previsão de entrega da obra, para agosto, está mantida.

No final de semana houve a aplicação de pintura impermeabilizante na via. Nesta terça-feira, foi a vez da colocação do binder, que é uma camada mais grossa de massa asfáltica que completa a base do solo antes da pavimentação definitiva. O trecho da avenida entre as pontes Pinga-Piga e Fernando de Luca, já havia recebido o binder.

“O último passo na pista é colocação da capa asfáltica, que será feita possivelmente ainda esta semana”, destaca o secretário de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras, Antonio Benedito Bueno Silveira. Outros dois pontos da via, próximos ao acesso à ponte Pinga-Pinga e no acesso à Rua Artur Caldini e Av. Professor Joaquim Silva, ainda recebem obras de drenagem e serão os dois últimos a receber o pavimento.

Enquanto isso, a empresa Júlio & Júlio faz a demarcação e a base para construção das calçadas, além da ligação dos ramais do sistema de drenagem de águias pluviais nos pontos em pavimentação. No local, haverá ainda ciclovia e paisagismo. Uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saee) faz o remanejamento de uma adutora de seis polegadas de diâmetro, para evitar que fique próxima à nova via.

A obra está orçada em aproximadamente R$ 3 milhões e ocorre num trecho de seiscentos metros de extensão. Essa melhoria faz parte do programa Mobilidade Total, um conjunto de obras que abrange a abertura de novos complexos viários em Sorocaba, implantação de ruas e avenidas, construção de pontes e viadutos, além de pavimentações e recapeamentos.

As intervenções servirão para criar uma alternativa de ligação entre as regiões da Avenida Dom Aguirre e o Alto da Boa Vista, por meio da implantação de um sistema binário entre as avenidas 15 de agosto e Professor Joaquim Silva, passando pela Alameda Batatais. Concluída a obra, essa via tende, inclusive, a receber parte do tráfego de regiões da Vila Progresso e Jardim Iguatemi.

Desvio e ônibus

Devido às obras, desde o último dia 15 de junho, parte do trecho da rua Artur Caldini, compreendido entre a Avenida Prof. Joaquim Silva e a Alameda Batatais, no Jardim Saira, está fechado para o trânsito de veículos.

Os motoristas com destino ao Jardim Saira, a partir da Alameda Batatais, têm que acessar o bairro pela Alameda Itanhaém. Quem faz o sentido contrário, vindo do Jardim Saira pela Alameda Itanhaém e com destino à ponte Pinga-Pinga, tem que acessar a rua Artur Caldini, depois a Alameda Ubatuba e, por fim, a Av. Professor Joaquim Silva. Os desvios estarão devidamente sinalizados.

A Urbes -Trânsito e Transportes informa ainda que o ônibus da linha 14 – Santa Rosália, que atende o Jardim Saira, teve seu itinerário desviado pelas Ruas Itanhaém, Artur Caldini, Ubatuba e Avenida Professor Joaquim Silva. Agentes de trânsito da Urbes monitoram o local em horários de pico, que também conta com placas que alertam os motoristas quanto ao desvio.