O primeiro mês de atividades no ginásio poliesportivo ‘Professor Edson Antão de Souza’, no Jardim Nilton Torres, foi intenso e vem se tornando um dos pontos de referência esportiva para a população da região leste de Sorocaba. Somente nos trinta dias iniciais desde a inauguração a comunidade fez uso do local para a prática de voleibol, futsal masculino, futsal feminino e aulas de capoeira.
Entregue pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio no dia 20 de fevereiro, o novo equipamento oferece uma área construída de 1.921,95m2 adequada à prática esportiva e de lazer, através de investimento do Governo Municipal e de emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Cezar, que totalizou R$ 2.951.149,64. Comporta, ainda, quinhentos espectadores na arquibancada e é o segundo ginásio construído durante a atual administração, contendo medidas oficiais. O primeiro foi erguido no bairro do Éden, em 2013.
De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer, Francisco Moko Yabiku, o prédio possui particularidades para atender as modalidades esportivas mais procuradas. “A cobertura elevada da quadra permitirá a prática de jogos oficiais de voleibol. Já as paredes laterais contêm recuos para abrigar as tabelas de basquete sem que elas impeçam a realização de jogos do futsal, por exemplo”, diz Yabiku.
Alto rendimento
A equipe de handebol de Sorocaba, que representa a Prefeitura Municipal em competições oficiais como os Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, vem realizando treinos às terças e quintas-feiras no ginásio do bairro Nilton Torres. De acordo com a técnica do time principal, Ana Maria da Silva, a quadra de medidas oficiais está oferecendo qualidade para o preparo das atletas de alto rendimento. “O espaço é ótimo e já estamos até tendo torcida durante os treinos. Nosso grupo está sendo abraçado pela comunidade”, conta.
Para a técnica Aline Rosas, responsável pelo time Cadete Juvenil (14 a 18 anos), o ginásio dá condições necessárias para o treinamento. Pará, como é conhecida, já disputou duas Olimpíadas (2004 e 2008), dois Jogos Panamericanos (2007 e 2013) e vem trazendo experiência para o grupo iniciante. “É um projeto novo, começando do zero. Realizamos uma seletiva e trabalhamos visando o futuro”, diz.
Outra proposta do grupo é a inserção, em breve, de um trabalho social de handebol envolvendo a comunidade, também focado na base, a exemplo do que é realizado no bairro do Éden.
O ginásio poliesportivo está localizado na Rua Maria Raphaela Pagliucca, número 155. Para realizar agendamento do espaço, o interessado pode procurar pela administração do próprio, das 8h às 21h.
[1]