Novembro registra 347 formalizações de MEIs em Sorocaba

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Sorocaba encerrou novembro deste ano com um total de 347 micro e pequenos empreendedores (MEIs) formalizados. O número coloca a cidade como a terceira colocada no Estado de São Paulo no comparativo com outros municípios de 600 mil até 1 milhão de habitantes, no mês. Pelo desempenho, a cidade ficou atrás de São José do Rio Preto (466) e Ribeirão Preto (355), e à frente de Osasco (347) e São Bernardo do Campo (344).

O índice de formalizações em novembro foi o pior de 2016. Segundo o chefe de Seção de Empreendedorismo do Espaço Empreendedor, Edson Freitas, a queda nos registros é uma característica comum aos últimos meses dos anos. Para este, em específico, cita que a instabilidade econômica do País também foi determinante.

Além da formalização, o Espaço Empreendedor recebeu, em novembro, procura para atendimentos de declaração de rendimento; alterações cadastrais; solicitação de baixa; emissão de nota fiscal eletrônica; atendimentos referentes ao boleto DAS-Simei; e informações diversas.

Espaço Empreendedor

Criado pela Prefeitura para facilitar a vida dos pequenos empresários, ou trabalhadores individuais por conta própria, o Espaço do Empreendedor é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). O trabalho desenvolvido tem garantido, nos últimos anos, a manutenção de Sorocaba nas primeiras posições entre as cidades paulistas que mais formalizam.

Entre as vantagens que o empreendedor formalizado tem, está a cobertura pela Previdência Social, além de poder prestar serviços aos órgãos públicos. A partir da formalização, considera-se que o empreendedor e sua família ficam protegidos pelos benefícios da Previdência Social: aposentadoria por idade (mulher aos 60 anos e homem aos 65 anos, após 15 anos de contribuição), aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

São micro e pequenos empresários que passam a trabalhar legalmente, constituindo o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o que permite, além da abertura de uma conta bancária, empréstimos com juros mais acessíveis e emissão de notas fiscais. O Espaço Empreendedor fica na Av. Afonso Vergueiro, 1.927. O telefone para contato é o (15) 3229-2372.

Tags:,