Nova Fonoteca terá 5 mil discos para a comunidade
Por: André J. Gomes
Um raro acervo com 5 mil discos de vinil, partituras e livros especializados está prestes a fazer história entre os amantes de música e história em Sorocaba: até dezembro de 2018, a Fonoteca da cidade voltará à ativa, desta vez no prédio da Biblioteca Municipal, ao lado do Paço.
Desativada desde 2014, a Fonoteca tem um dos mais completos e diversificados acervos do Estado de São Paulo, um material que se mantém distante do público há quase quatro anos. “Por iniciativa desta gestão, começamos em 2017 um cuidadoso processo de resgate, organização e catalogação desse acervo com o objetivo de devolvê-lo à população”, explica o secretário da Cultura, Werinton Kermes.
O objetivo da Secretaria de Cultura e Turismo é criar uma série de eventos relacionados aos discos de vinil, como exposições, encontros para troca de álbuns, palestras, fóruns e mesas redondas com a participação de artistas que tenham discos no acervo.
“Estamos organizando o acervo e escolhendo o melhor lugar na biblioteca para a sua instalação. Além dos discos, teremos os equipamentos para as pessoas ouvirem o material”, conta a servidora pública Regina Gardenal Parron, que está à frente do trabalho de reimplantação.
A Fonoteca de Sorocaba também receberá doação de vinis para incorporar ao acervo ou encaminhar a outras bibliotecas e instituições de ensino e pesquisa. “A ideia é fazer a informação circular e o conhecimento fluir, de modo a oferecer uma contribuição importante para a formação cultural das pessoas e para a memória musical do nosso País”, conclui Werinton Kermes.
