Nova base do SAMU trará mais rapidez nos atendimentos à população

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A partir da próxima sexta-feira (4), a base operacional do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) passará a funcionar em um novo local. Cinco vezes maior que a estrutura atual (anexa à UPH Zona Norte) e com mais de 30 salas, o prédio fica próximo ao Centro Esportivo Dr. Pitico, na Rua Professor Júlio Pinto Ferreira, 1.422 – Vila Tortelli e será o responsável por abrigar as ambulâncias e oferecer melhores recursos estruturais às equipes socorristas.

De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), a mudança traz benefícios à população e aos funcionários do SAMU, pois as novas instalações contam com sala para treinamento continuado, melhorando o desempenho técnico em ocorrências e tem mais espaço para acomodar as ambulâncias. Essas melhorias proporcionarão saídas rápidas das viaturas para o destino dos atendimentos.

Segundo o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, o local é estratégico e acesso rápido a todas as regiões da cidade. “A nova base trará respostas mais rápidas nas ações das equipes do SAMU. A melhor estrutura reflete na melhoria do atendimento à população”, ressalta.

A nova base possui uma área total de 2.270m² com 540m² de edificação. Transitarão por dia aproximadamente 30 funcionários em turnos de 8 horas e 12 horas. Com mais de 30 salas devidamente identificadas, os treinamentos e cursos de aprimoramento, atualização e capacitação, serão intensificados para aprimorar cada vez mais a assistência às vítimas.

Atualmente, o SAMU dispõe de sete ambulâncias à disposição da população, sendo duas de Suporte Avançado (Alfa) e cinco de Suporte Básico (Beta). Além de outras três viaturas que ficam na reserva técnica. De janeiro a setembro de 2019, o serviço recebeu 102.359 ligações de ocorrências da cidade de Sorocaba.

Inauguração da nova base

A prefeita Jaqueline Coutinho inaugura na manhã desta sexta-feira (4) a nova base operacional do SAMU. A solenidade ocorrerá às 9h e contará com a participação de secretários municipais, vereadores e servidores da Secretaria da Saúde (SES).

Tags: